Centenas de pessoas participaram da abertura oficial da Semana da Pátria em Bento Gonçalves no domingo, 1º de setembro. A chegada do Fogo Simbólico foi escoltada pelos batedores da Departamento de Trânsito (DMT) e pelos militares do 6º BCOM. Na ocasião, a chama foi recebida pelo Prefeito Guilherme Pasin e pelo comandante do Batalhão, Coronel Nelson Marinho de Bastos Junior, que acenderam a pira simbolizando o início das comemorações.

Neste ano, foram instituídos temas nos três âmbitos da Federação Brasileira, sendo nacional, a Bandeira do Brasil, estadual, Parque Osório, o tema municipal “Bento Gonçalves, orgulho de ser daqui!” que evoca pilares como sonhos, trabalho e empreendedorismo os quais os imigrantes trouxeram de outras terras, do além-mar, por estradas de ferro ou de chão.

Após o hasteamento das badeiras, alunos da EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves realizaram o ato cívico que contou com três momentos. Na primeira apresentação, o grupo composto pelos alunos do sexto ao nono anos, que integram o projeto do educandário “Leitura e Arte por toda a parte” cantou à capela a música “Por um mundo melhor”. Na segunda, os alunos do segundo e quarto anos apresentaram um breve painel da colonização e desenvolvimento de Bento Gonçalves. E os alunos do nono ano criaram um rap, de cunho histórico, evidenciando as lutas dos imigrantes.

Em seu pronunciamento o comandante do 6º BCOM Tenente-Coronel Nelson Marinho Bastos Júnior exaltou a importância do momento. “Nós militares quando nos comprometemos defender a pátria com o sacrifício da própria vida, nós estamos, exatamente, defendendo tudo isso que hoje foi demonstrado aqui. Desejo que nesta semana possamos comemorar nossa independência com muito civismo e carinho por esse nosso Brasil. País que tanto amamos”, disse.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que são os pequenos gestos de cidadania que transformam o ambiente que vivemos. “Neste domingo que juntos passemos a entender que os pequenos gestos de cidadania nos farão ter e estar em uma cidade, um Estado e uma pátria cada dia melhor. Vida longa as nossas bandeiras, aos nossos pilares e principalmente nosso chão. Declaro aberta oficialmente a semana da pátria em Bento Gonçalves”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon