Com capacidade para 120 alunos, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Jauri da Silveira Peixoto foi inaugurada na tarde de terça-feira, 27, no bairro Zatt, em Bento Gonçalves. O local, com uma área de 884,75 metros quadrados vai contar com salas de aula, playground, solarium, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, enfermaria e salas administrativas. A solenidade de entrega do espaço contou com a presença de membros da prefeitura, do educandário e da comunidade local.

Em sua fala, a diretora da EMEI, Sinara Renosto, ressaltou a importância do investimento, já que a demanda por um espaço adequado vinha sendo reivindicada há anos. “Essa escola era uma grande necessidade para a comunidade. Um espaço para atender os filhos dessa localidade. Um marco muito importante para o bairro Zatt. Eu e a vice Roberta estamos em um grande desafio e o espaço está lindo demais”, destaca.

No total, serão até 120 alunos, sendo que atualmente 30 já estão frequentando o local. “É muita emoção podermos entregar um espaço adequado a essa comunidade merecedora, com qualidade no atendimento e na educação. Além de tudo, uma homenagem ao Jauri Peixoto, que sempre lutou para que Bento crescesse de forma ordenada e com um olhar especial para a educação”, afirma a secretária de Educação Adriane Zorzi. 

Em sua fala, o prefeito Diogo Siqueira fez uma breve explanação do que foi realizado na área, considerado por ele, mais um avanço na educação de Bento Gonçalves. “Este espaço foi se desenvolvendo, o que antes era um local de terra, recebeu drenagem, o cuidado da Prefeitura, e agora se transformou em uma escola e uma área de lazer para toda essa população”, garante.  

Homenagem à Jauri Peixoto 

Como forma de evidenciar a educação, a escola foi nominada em homenagem a Jauri da Silveira Peixoto. A ligação de Peixoto com a educação foi fundamental para a escolha do nome. Em Bento Gonçalves, atuou como professor de matemática e foi delegado de Ensino da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), entre os anos de 1983 e 1986. Exerceu a função de diretor nas escolas estaduais Mestre Santa Bárbara (1973-1977), Dona Isabel (1991-1993), e de professor no então Ginásio São Roque. Além disso, atuou como jogador no Clube Esportivo; vereador por cinco legislaturas (de 1977 a 1982; de 1983 a 1988; de 1993 a 1996; de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004); foi vice-prefeito de Bento Gonçalves no período de 2005 a 2008 e atuou em outras áreas da administração pública.    

Gustavo Barbieri, genro do homenageado, agradeceu a homenagem. “Bela homenagem feita para o Jauri. Foi jogador, se tornou uma pessoa carismática e pública. Doou sua vida para a cidade e aqui está essa bela homenagem feita junto com a comunidade do Zatt. Ele deve estar muito feliz de ver seus amigos e familiares. Espero que as crianças lá no futuro entendam quem foi o Jauri. Agradeço em nome da família”., disse

A esposa Vera, filha Fernanda, o irmão João Alfredo e demais familiares estiveram no evento. 

Fotos: Ascom Prefeitura de Bento Gonçalves / Reprodução e Renata Carvalho