Se você é comerciante, tem sorte. Hoje vou dar uma consultoria de graça, resultado de anos de experiência. Garanto que sou qualificada para tal, inclusive tenho, em meu currículo, o indispensável “CHA”, sigla que traduzo como “Compulsão, Hábito e Atitude”. E, além disso, amor próprio – por mais compulsiva que seja, nada me impede de dizer “hasta la vista, baby” e nunca mais pôr os pés na loja que cometeu um dos sete pecados capitais do comércio:

Primeiro: Chame a cliente que você nem conhece, especialmente se for uma senhora, de “fofa”, “flor”, “amiga”, “anjo” ou similar. Ela vai adorar ser tratada como criança.
Segundo: Mande a cliente que você está atendendo ficar bem à vontade, porque você precisa dar atenção a que acaba de entrar.

Terceiro: Enquanto você abre as peças sobre o balcão, sua colega vai dobrando para ganhar tempo. Assim ninguém se atrasa na saída.

Quarto: Pressione sua cliente no provador perguntando, a toda hora, se a peça serviu, como ficou e, para não ter dúvidas, abra a cortina sem pedir licença. Aproveite e dê uma espiada nas formas da gordinha. Ela vai amar.

Quinto: Insista em dizer que a roupa ficou um “must”, mesmo que sua cliente esteja parecendo um clone da dupla “Patati e Patatá”. No entanto, se a cliente gostou do modelito e está inclinada a levá-lo, diga “até que ficou bem”. Sem sombras de dúvida, você se superou na sutileza.

Sexto: Não dê desconto para pagamento à vista, afinal o que interessa à loja é vender em dez “suaves” prestações. É preferível perder uma venda de quinhentos reais a mudar os paradigmas.

O sétimo pecado tem a ver com uma forma de pagamento quase em desuso: o cheque. Mas quentíssimo. Contrate como caixa uma pessoa sem o mínimo de bom senso, sem comprometimento com as vendas e sem familiaridade com a matemática.
Assim, ela vai se negar a receber um cheque de alguns reais a mais, pois, ao devolver essa “merreca” à cliente, que precisa do valor para o táxi, o seu caixa não vai fechar. Resultado: o negócio é desfeito, e o produto retorna à prateleira.
Bons negócios!