Vendas para a data devem crescer 10% neste ano, aponta a CDL-BG. Projeção é baseada em pesquisa realizada com lojistas associados

Neste ano, o Dia das Mães será comemorado no domingo, 14. No Brasil, a data foi celebrada pela primeira vez em 12 de maio de 1918, mas foi somente em 1932 que o governo provisório de Getúlio Vargas começou a adotar o segundo domingo do mês para homenagear a figura materna. Com o passar dos anos, a ocasião ganhou relevância e hoje perde somente para o Natal.

Com a data chegando, o comércio já começa a se preparar para uma alta movimentação de consumidores. Às vésperas, os lojistas locais intensificam ações promocionais para atrair clientes para essa que é a principal época para o comércio varejista no semestre e a segunda mais importante do ano.

De acordo com um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), o varejo do município espera, ao menos, 10% de aumento nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.

A boa expectativa é compreendida pela CDL-BG como reflexo do preparo dos comerciantes em bem atender o público local e em ofertar produtos de qualidade. “É possível perceber que o setor do comércio está otimista com relação à data. Esperamos que essas projeções se confirmem, com ótimos resultados para os lojistas. Apesar desse clima favorável, também é preciso entender que parte da população ainda está com seu poder de compra reduzido, exigindo dos comerciantes um exercício extra no estudo e na adequação tanto de mix de produtos como das condições de compra, a fim de estimular as vendas”, pontua o presidente, Marcos Carbone.

A entidade também distribuiu cartazes temáticos para os associados a fim de criar um movimento coletivo de fortalecimento para a data.

O que dizem os lojistas?

O proprietário da franquia do O Boticário, em Bento Gonçalves, Leonardo Carboni, espera um crescimento de 16% nas vendas em relação ao ano anterior. “Pelo histórico médio deste ano, potencializado pelos lançamentos e promoções, projetamos esse aumento nas vendas. Também investimos em treinamentos para que a equipe estivesse completa e alinhada. Acredito que até podemos superar este valor, mas como base temos 16%”, detalha.

Com uma linha completa para todas as mães, a loja tem muito a oferecer. “Desde cuidados do dia a dia, maquiagem para aquela data especial, hidratantes para deixar a pele suave e perfumada, perfumaria para causar impacto. Nosso último lançamento de perfumaria, a Linda Irresistível está em promoção com 20% de desconto, além disso temos vários kits especiais com produtos exclusivos para este dia”, destaca.

Além disso, a franquia possui várias campanhas com cashback, garantindo descontos especiais nas próximas compras e kits de edições limitadas. “Nada melhor que presentear aquela pessoa especial que nos deu a vida e nos cuidou por tanto tempo, um presente neste momento tão especial é apenas um lembrete de como valorizamos esta relação e retribuir todo o carinho que recebemos”, completa.

A empresária e proprietária da Merienne Moda Intíma, Meriene Balssanello, revela que o Dia das Mães sempre foi uma das melhores datas para vendas. “Nossa estimativa é que tenha um aumento de uns 10% em relação ao ano passado. Na loja os clientes poderão encontrar lingeries, linha fitness e os pijamas, que são os queridinhos das mamães”, ressalta.

Para ela, o Dia das Mães é um momento onde as pessoas podem demonstrar ainda mais todo o amor que sentem por quem as gerou. “Presenteando a mãe com um presente especial, sempre que ela usar ou ver, vai lembrar da data e do carinho que os filhos tem por ela”, conclui.

Com mais de 90 anos de existência, a Padaria e Confeitaria Brasil é referência em Bento Gonçalves e região. A empresa possui um grande mix de produtos, com destaque para a Torta Rei Rainha, sem glúten e sem lactose – um grande diferencial para presentear o Dia das Mães. O sócio e gerente, Vinicius Durli, conta que essa data é sempre ótima para o comércio. “É sempre um grande dia, uma grande época em questão de vendas. Expectativa é sempre boa. Aqui temos muitas tortas e doces para comemorar com a família, as tortas Redvelvet e Limão Siciliano são uma boa opção”, indica.

Para o setor de óticas, as vendas tendem a ser ótimas também. A sócia e gerente da Ponto Ótico, Cecília Durli, almeja um resultado melhor ou tão bom quanto o alcançado em 2023. “Temos várias opções de óculos para as mães e toda compra feita na loja neste mês de maio, concorre a um dia de beleza”, anuncia.

Primando pelo cuidado com a saúde ocular das pessoas, a Vízia Óptica trabalha com lentes de grau de alta performance e equipamento tecnológicos de ponta que possibilitam melhores resultados na escolha das lentes. Para a diretora comercial Vera Damiani, a expectativa é de vendas para o Dia das Mães é grande, pois a data é a segunda melhor do ano para presentear. Ela orienta quem ainda está em busca de algo para a ocasião. “A procura está de acordo com a expectativa. As pessoas, mesmo antes da última semana, já procuravam por presentes. Também é papel nosso lembrar os clientes que se decidirem mais cedo, com certeza serão melhor atendidos. Nos últimos dias sempre tem atropelo e não conseguimos dar toda a atenção que nossos eles merecem”, salienta.

Segundo Vera, neste período a loja, que possui 45 anos de experiência no setor ótico, sempre se prepara com lançamentos. “Temos novos Smartwatch. E ainda um kit de relógio com um acessório muito bonito, uma linda coleção de relógios e solares. Os filhos podem optar por presentear as mamães com a troca dos óculos de grau, as armações estão lindas”, lista.

A diretora também deixa uma mensagem para todos os clientes que seguem em busca de algo de qualidade para homenagear quem sempre se dedicou a maternidade a aos filhos. “O Dia das Mães para elas é a melhor data do ano, e não pode ser esquecida. Elas esperam, com certeza muitos abraços, beijos e presentes”, considera.

Fotos: Cláudia Debona