Um grupo de comerciantes e moradores de Garibaldi protestaram na tarde de quarta-feira, 17, contra a decisão do Governo do Estado em manter a região da Serra Gaúcha na bandeira vermelha do Distanciamento Controlado, proibindo a abertura dos estabelecimentos comerciais. O grupo de aproximadamente 120 pessoas se concentrou em frente à prefeitura municipal.

A manifestação teve início às 14h, quando uma carreata pelas ruas da cidade exigia a reabertura do comércio. Em seguida, o grupo caminhou até a rua Júlio de Castilhos, onde fica a sede do Poder Executivo. Lá, gritavam palavras de ordem e exigiam a volta ao trabalho e mostravam cartazes com dizeres como: “O covid não nos matou, mas os políticos nos matarão”.

O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin (MDB) foi ao encontro dos manifestantes e disse ser favorável à abertura do comércio, no entanto, informou que não poderia flexibilizar as regras estaduais, em razão do decreto emitido pelo governo do RS. Porém, disse aos manifestantes que, juntamente com outros prefeitos da região, estão buscando alternativas para o retorno das atividades.

Na segunda-feira, 15, prefeitos da região participaram de uma reunião virtual com o governador Eduardo Leite, onde apresentaram números que poderiam flexibilizar a mudança de cor da bandeira, permanecendo no status de médio risco, ou seja, na cor laranja. No entanto, na terça-feira, 16, o Governo manteve a decisão, reconsiderando apenas as regiões de Santo Ângelo e Santa Maria, que retornaram ao risco médio de contaminação.

Foto: CIC / Garibaldi / Divulgação