As primeiras uvas da safra 2015 já começam a ser colhidas. De janeiro a março, é tempo de vindima em Bento Gonçalves.

De acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), deverão ser colhidos aproximadamente 120 milhões de quilos da fruta e outros 300 milhões a serem processados pelas 77 vinícolas existentes. Segundo a Revista Panorama Socioeconômico, editada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), o setor vinícola representa 13% da atividade industrial do município.

Para o prefeito Guilherme Pasin, a colheita da uva tem um significado especial, pois representa a força do setor agrícola na economia do município. “É um momento especial, um momento de valorização do nosso agricultor e do produto que tão bem representa Bento Gonçalves, o vinho”, salienta.

Operação Safra da uva

Tradicionalmente em janeiro, as famílias do interior mudam sua rotina para colher os frutos de um longo ano de trabalho. A colheita também muda a rotina na cidade. Somente a maior vinícola do município estima que 360 caminhões devam circular diariamente pelas estradas e ruas de acesso no município transportando a produção de mais de 1,2 mil produtores associados.

Para organizar e disciplinar o trânsito destes veículos a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada de Mobilidade Urbana (SEGIMU), organizou e sinalizou rotas específicas para os produtores trafegarem com segurança em direção aos locais de recebimento da safra. A Operação Safra da Uva conta ainda com o monitoramento constate dos Agentes de Trânsito para garantir segurança viária a todos motoristas.