O avanço de uma intensa massa de ar polar pode ocasionar, nesta terça-feira, 29, a queda de chuva congelada em Bento Gonçalves e municípios da região. Há previsão de chuva na cidade que, aliada a temperaturas abaixo de zero poderão proporcionar o fenômeno. Na tarde segunda-feira, 28, houve registro de neve em São José dos Ausentes. No entanto, a possibilidade de nevar na Capital Nacional do Vinho é pequena.

Conforme a meteorologia, a chuva congelada ocorre em razão da alta umidade, aliada às temperaturas baixas. Isso ocorreu quando a atmosfera não está fria, porém, ao tocar alguma superfície gelada, acaba congelando. Já para a queda de neve, toda a atmosfera precisa estar próxima ou abaixo dos zero grau.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu nublado e temperaturas próximas às negativas. Além da probabilidade de chuva congelada, os termômetros não deverão chegar aos 10ºC durante a tarde. A meteorologia prevê temperaturas entre -1ºC e 9ºC na cidade.

Apesar das baixas temperaturas, a previsão é de que na quarta-feira, 30, o frio se intensifique ainda mais. Com isso, há possibilidade da formação de geada em grande parte do Rio Grande do Sul. A expectativa é de que na quinta-feira, 1º de julho, o frio comece a perder força.