A pandemia do novo coronavírus no Brasil afetou a vida da população e também os estoques nos bancos de sangue com a redução do número de doadores voluntários. Por isso, nesta terça-feira, 23, o Ministério da Saúde lançou o dia D da campanha “Meu Sangue Brasileiro”, que visa incentivar a doação regular de sangue. Sem relatos de desabastecimento no país, a preocupação está com a queda no número de coletas. Em 2020, em razão da covid-19, houve redução de aproximadamente 20% no número de doações.

A campanha lançada pretende melhorar a informação sobre a segurança da doação de sangue durante a pandemia. Afinal, o medo de possível contaminação entre os doadores é um dos fatores que impedem a realização do procedimento. A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

De acordo com o Ministério, para evitar a possível disseminação do vírus, os hemocentros de todo o país apresentaram mudanças nos protocolos sanitários. Entre elas, o agendamento para a doação, distanciamento das cadeiras coletoras, além dos procedimentos de higienização dos locais.

Na região, o hemocentro de Caxias do Sul é o local onde ocorrem as doações de sangue. Ele fica na rua Ernesto Alves, 2260, Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h, e sábado, das 8h às 12h. Para cadastro de doador de medula óssea, o atendimento também ocorre de segunda a sexta, das 8h30min às 17h. Informações pelo fone (54) 3290.4536 ou 3290.4543.

Períodos de restrição

Com o início da vacinação contra a covid-19, algumas restrições precisaram ser adotadas quanto à doação de sangue. Uma delas é o período em que o doador não poderá efetuar a coleta. A orientação do Ministério da Saúde é de que o interessado em fazer a doação de sangue, procure o hemocentro mais próximo e faça a doação antes de ser imunizado. “A população precisa estar ciente sobre os períodos de restrição para doação de sangue após receber a vacina. Por isso, enfatizamos a importância das pessoas fazerem as doações antes de receberem a vacina. A doação de sangue é segura e não contraindica a vacinação, podendo, inclusive, receber a vacina logo em seguida à doação”, garante o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Rodolfo Firmino.

Segundo dados do ministério, atualmente a taxa de doação de sangue voluntária da população brasileira é de 1,6%, número que está dentro do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2019, o governo investiu R$ 1,5 bilhão na rede de sangue e hemoderivados no Brasil e R$ 1,6 bilhão em 2020. O valor diz respeito à aquisição de medicamentos e equipamentos, reformas, ampliação e qualificação da rede.