Categorias de iniciação para meninos e meninas treinam com foco na preparação de futuros atletas, enquanto sub-15 e sub-17 miram campeonatos estaduais

A aposta na juventude é o suporte para garantir a continuidade e as conquistas futuras dos clubes de futebol mundo a fora, que cada vez mais investem na formação de atletas. Adepto desse conceito, o Clube Esportivo de Bento Gonçalves trabalha continuadamente nas categorias de base. Essa preparação envolve a formação técnica e profissional de quem almeja consolidar uma carreira nos gramados, com uma rotina de treinos e preparações. E traz, também, benefícios que extrapolam os limites do campo, abrangendo as questões sociais.

Em 2019, o alviazul inicia um projeto inédito em sua quase centenária história: pela primeira vez, a instituição oportuniza chances para meninas de oito a 13 anos na chamada categoria de iniciação. A proposta, nesse primeiro momento, é integrar as garotas junto aos meninos, de cinco a oito anos, nos treinamentos – mas, em breve, as categorias serão divididas.

Antes, o clube já teve uma equipe de futebol feminino adulta, mas nunca em formação. “Pela primeira vez o clube está oferecendo, em nível de categorias de base, essa oportunidade para as meninas. Também vamos analisar a possibilidade de aumentar essa faixa etária para proporcionar a chance a um número cada vez maior de jovens”, afirma o coordenador da base alviazul, Acácio Eggres.

Os treinos iniciaram no dia nove de março e ocorrem aos sábados pela manhã, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), sob o comando do técnico Marciano Bianchi e do auxiliar Everton Luiz Souza – que conduzem, também, a categoria sub-15. “A proposta inicial é trabalharmos a categoria de iniciação de uma forma que vá além da prática recreativa, para que possamos introduzir situações específicas do futebol. Queremos que as crianças participem do clube, que elas comecem a se envolver e, principalmente, criem um laço de amizade aqui dentro. Acima de tudo, temos que trabalhar nas questões de caráter e no desenvolvimento delas”, explica Bianchi.

Demais categorias se preparam para campeonatos estaduais

Desde fevereiro na ativa, as duas categorias que conectam jogadores da base à equipe profissional trabalham com foco em campeonatos estaduais organizados pela Federação Gaúcha de Futebol. São cerca de 60 atletas que compõe as categorias sub-15 e sub-17 – essa comandada pelo treinador Acácio Eggres e pelo auxiliar Vinícius Stringuini Casagranda. Todos eles treinam no Estádio Montanha dos Vinhedos.

Para os mais velhos, o Campeonato Gaúcho Juvenil inicia no dia seis de abril. A competição conta com 35 equipes de todo o Estado, que se enfrentam dentro de seus respectivos grupos e vão avançando, com trocas de chave, até a fase de mata-mata. Os jovens com 15 anos, por sua vez, começam o Campeonato Estadual no dia 27 de abril, ao lado de mais 15 equipes.

Além desse, os atletas também disputam o Campeonato Estadual Inovação – juntamente com as categorias sub-11, 12, 13 e 14. Parte do grupo estreia no dia 13 de abril, já os demais dão o pontapé inicial na competição em 11 de maio. Ainda há o Campeonato do SESC, organizado pelo SESC de Caxias do Sul, que inicia no dia seis de abril, na cidade de Vacaria, e contará com a participação das categorias sub-14 e sub-16.

Mais informações sobre o trabalho realizado nas categorias de base do Esportivo podem ser obtidas com o coordenador geral, Acácio Eggres, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 99106-9934 e, ainda, pelo número (54) 3452-2165, na secretaria do clube.

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Kevin Sganzerla