Comunicado foi divulgado na quinta-feira, 3 de dezembro, pelo bispo diocesano Dom José Gislon; mudanças nas orientações deverão ocorrer somente após retorno às bandeiras laranja ou amarela do modelo de Distanciamento Controlado

A Diocese de Caxias do Sul divulgou na quinta-feira, 3 de dezembro, nota informando novas mudanças na realização de missas, cultos e demais celebrações, em razão do aumento de casos e internações hospitalares por causa da covid-19. De acordo com o documento assinado pelo bispo Dom José Gislon, a partir de agora, as atividades religiosas deverão receber, no máximo, 30 pessoas presentes ou 10% da capacidade de ocupação de cada local, obedecendo os protocolos sanitários para evitar a disseminação da doença.

Conforme o comunicado, batizados e casamentos também deverão seguir os mesmos protocolos de celebrações tradicionais. Os protocolos para extrema unção, visita aos idosos e doentes e a celebração de funerais seguem as orientações já emitidas em portarias anteriores. A visitação das tradicionais capelinhas nas residências segue suspensa até segunda ordem.

De acordo com a portaria, festas, eventos, jogos e outras atividades de recreação e lazer em ginásios ou salões pertencentes às comunidades católicas, que gerem aglomeração, também continuam proibidos de serem realizados. Nas comunidades, a Diocese permite a realização de eventos com o sistema de pague e leve, drive-thru.

As alterações nos protocolos seguem até o retorno às bandeiras laranja ou amarela do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do RS.