País tentará quebrar recorde de medalhas; karatê é modalidade com boas possibilidades

Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 começam em pouco mais de 30 dias, em 20 de outubro, e já é possível dizer que o Time Brasil fará história no Chile. Com mais de 570 atletas já confirmados e expectativa de alcançar 600, essa será a maior delegação brasileira numa competição fora do país. Ao todo, mil pessoas, incluindo staff e comissões técnicas devem desembarcar no Chile no próximo mês.

Entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, cerca de 7 mil atletas de 41 países estarão espalhados por quatro regiões chilenas que sediarão 26 áreas de competição: Metropolitana, Valparaíso, O’Higgins e Biobío. As disputas acontecem em 39 modalidades. Uma delas é o Karatê, que conta com um time de 11 atletas para a conquista de medalhas ao país.

A jovem mineira Barbara Hellen, 22, é uma das caratecas que representará o Brasil em Santiago. Apesar de ser estreante em Jogos Pan-Americanos, Barbara, que conquistou a vaga para a competição após ganhar o ouro nos Jogos Pan da Juventude, é vista como promessa de pódio e medalha para o país.

Nascida em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, a carateca atua como atleta profissional há mais de 15 anos e tem entre suas principais características a velocidade, a grande envergadura, além da explosão e ofensividade na luta, o que a faz ser considerada uma das atletas destaque da seleção brasileira de karatê. “O Pan de Santiago se aproxima e tenho aproveitado essa fase final de preparação para intensificar os treinos físicos e técnicos, além de estudar detalhadamente minhas possíveis adversárias, de forma a entender seus movimentos e buscar pontos fracos delas”, destaca Barbara.

Antes de embarcar com a delegação brasileira para o Chile, a carateca mineira passará ainda pela Hungria, onde compete pelo Mundial de Karatê, ocasião em que a atleta vê não só mais oportunidade de medalha como também de preparo para pisar no tatame de Santiago. “Sem dúvida, o Mundial vai ajudar no fortalecimento da minha confiança e do melhor ritmo de luta, aprimorando minha atuação e corrigindo os erros que surgirem”, diz a atleta.

Mais sobre o Brasil no Pan de Santiago

Na última edição dos Jogos Pan-Americanos, realizado em 2019, na cidade de Lima, no Peru, o Brasil alcançou o segundo lugar no quadro de medalhas, conquistando um número recorde de 54 ouros e 169 pódios. Para o Pan de Santiago, de acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o objetivo é repetir o feito, estar entre os três países mais bem colocados no quadro de medalhas, além de garantir o maior número possível de vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.