Mundo cão? Buquet de rosas pretas? Degradação Humana? Incompetência? Falência moral?

Vejam bem o que está acontecendo ao nosso redor

A saga

Cansado de tanto ficar em frente ao computador administrando o combate ao vírus, o Governador Leite, desesperado pela situação financeira do estado, está propondo uma reforma tributária “se não aprovarem dificulta muito a adesão do RS a regime de recuperação fiscal”, disse o secretário do Tesouro Nacional. Protestos generalizados, o setor do vinho grita alto, as alíquotas do imposto subiriam de 18% para 25%. Na campanha política, Leite disse que iria resolver isso com facilidade – o débito com a União. Agora está percorrendo o estado para que a sociedade produtiva pague a conta. Vestiu as sandálias da humildade.

As mortes

Bento e Caxias superaram a marca de 100 mortes pelo Corona. Pouco se ouve falar de morte por outras causas. O Diretor Médico da Santa Casa de Porto Alegre disse que “está na hora de cuidar de outras doenças” e que “mais de 100 mil pessoas terão seu diagnóstico de câncer retardado este ano no país”, o que é também, ao meu ver, uma pandemia. A Presidente da Liga de Combate ao Câncer, Maria Lucia Severa, disse esta semana que “perdemos pessoas queridas, uma lástima”.

Morte dos negros

Assassinatos de negros cresceram 11,5% no país entre 2008 e 2018, disse o Instituto IPEA. O “somos todos iguais” requer elevada dose de compreensão humana?

Pobreza em baixa

A pobreza caiu 20,7% no Brasil, mas subiu 2,47% no estado. Pobre Rio Grande do Sul. O Governador não está cantando aquela canção “ajudem salvar o rio…..” mas sim “ajudem salvar o Estado”.

Os estupros

Cinco vítimas de até 14 anos são estupradas, por dia, no RS. Sociedade doentia? Sistema penal ineficiente? Omissão de autoridades? Legislação caótica? Crianças não protegidas? Conselhos tutelares sem condições plenas de trabalho?

Festa em motel

Bandidos invadiram motel em Porto Alegre (Como? Ninguém sabe, nem a polícia), e fuzilaram uma trans que estava acompanhada, a mataram por engano. O malandro se safou. É a lei do tráfico, tá devendo, não pagou, morre! Sabe demais, morre! Traiu companheiros, morre! Tá no lugar errado com a pessoa errada, morre! “Tô chapado, você tá sendo assaltado”, se você ouvir essas palavras e fizer  movimento diferente, morre! Cuidem-se!

Ideias estapafúrdias

Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa de Porto Alegre, sugerem que “os clientes usem luvas”. Máscara, luvas, marca-passo, medidor de pressão, medidor de insulina, melhor fazer um KIT RESTAURANTE e levar junto. Meu pai tinha um “kit festas”. Quando ele ia nas festas da colônia ele levava, numa sacolinha, “queijo ralado, sal, pimenta, temperinhos”. “Assim a comida fica a gosto”, dizia.

Esquartejamento

Em Santa Rosa, um açougueiro se matou com um tiro. A partir daí a investigação. Onde está a companheira dele, uma linda mulher? Ele a esquartejou, parte do corpo guardou no refrigerador e parte enterrou num terreno baldio. “Brigou comigo, se separou, morre! Arrumou outro e me deixou, morre”! Isso parece estar sendo uma constante. Pobres filhos!

A queda

O raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Cai! Teto de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Centenário de São Leopoldo desabou em cima dos internados. Você não morreria de susto?

Preço do leite

Preço do leite no RS chegou ao maior valor em 14 anos. No Esportivo, como Presidente, tive um treinador que antes do jogo dizia aos jogadores, “vamos entrar lá e defender o leite das crianças”. Hoje ele acrescentaria “que está muito caro”. Ou não está?

Criatividade

Está surgindo o vinho em lata! Demoraram! Vinícola Aurora lançou o suco de uva integral gaseificado, vai fazer extraordinário sucesso. Lembram do lançamento do Keep Cooler? Criatividade também vende! Viva o vinho, entre outros benefícios, afoga o vírus!

Auxílio emergencial

O Auxílio Emergencial do Presidente Bolsonaro superou o emprego com carteira assinada. Este é o Brasil! Ah se não fosse a saga da classe empresarial e os mega investidores na agropecuária, que Brasil teríamos?

Renda

Renda do RS melhorou, mas está 14,3% do nível habitual. Vamos combinar, o pessoal está meio que desistindo de trabalhar como deveria.

Moro

Sérgio Moro saiu da condição de “Deus da Pátria”, para o “ostracismo”. Assumiu cargo público com os trejeitos de juiz e não respeitando os princípios presidencialistas, manda o presidente. Não está dando mais nada certo para o MORO. Uma pena.

Kiss

Neste dia 10 de setembro será conhecido o local em que serão julgados os réus do incêndio da Boate Kiss, ocorrido em Santa Maria, faz tanto tempo, tanto tempo! Está entrando em campo o “jus sperniandi”?

Ônus

A nova lei do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundep) vai trazer, para o Estado, uma nova conta a pagar de 2 bilhões e meio de reais. Daqui uns dias vamos ver o Governador fazer “os caminhos de Caravaggio”.

Morte incrível

Pai e filho foram pescar, com a família, no Rio Tainhas, em Jaquirana. Caiu no rio o sapatinho, que não era de cristal, era da filha de 8 anos. O pai entrou na água para buscar o sapato, estava se afogando, entrou o filho para salvar o pai, morreram os dois. Se tivessem sobrevivido e meu pai estivesse no lado, alcançaria a britola e diria: “duas varas de marmelo”. Lástima.

Modo de vida

“Homem vive em contêiner à beira da BR-116 em Canoas” foi o que eu li. Tem contêiner sendo usado de todas as maneiras e em qualquer lugar, até como casa de praia. Guincho do Menoncin nele? Ou, aplaudir a ideia criativa de morar com ocupação do espaço público?

Festa em motel

Em Porto Alegre, garota de 17 anos promoveu, num motel, festa com 22 convidados. A Brigada invadiu o local e, com base na “Lei de Combate ao Vírus”, acabou com a farra. Foi todo mundo para a Delegacia se entender com a POLÍCIA. “Esses moços, pobres moços” cantaria Lupicinio.

Compra de armas

Registro de armas, para defesa pessoal subiu 92% em dois anos. Já se notam resquícios de “tolerância zero”. Vez por outra aparece alguém sendo assaltado e fuzilando o bandido. Dá a impressão de que seria hora do Caça e Pesca incrementar os cursos de tiro. Ou não, deixa assim? Tive um instrutor de tiro, Delegado, que dizia “gente, puxou a arma, tem que atirar, vacilou morreu”. Bem, tenho uma arma, como é que eu faço? Bala envelhece? E se eu sou estrábico, o que eu faço? Tive outro Delegado instrutor que dizia “o bandido tem 24 horas para planejar, treinar, nós não temos tempo, temos que trabalhar, assim eles levam vantagem”. Você tem uma arma? Dê um passo adiante, pode até ela cair no chão quando for usar, ouviu falar em “bala perdida”. Vou parar!

Tragédia pessoal

A médica Dieynne Saugo

Uma linda mulher, médica, estava, com as amigas, tomando banho de cascata, num local turístico de Nobres, em Goiás. De repente desce de lá de cima uma cascavel e pica a médica duas vezes, no rosto e no pescoço. Ai veio o drama, a ausência de soro, o socorro médico, entubar ou a Traque, família optou pela TRAQUE. Nesta quinta, de avião ela foi transferida para São Paulo. Picada de cascavel é mortal, meu avô me ensinou isso, em BARRACÃOCITY tinha muita cascavel, essa cobra e os italianos imigrantes têm muito a ver. Por outro lado eu nunca gostei de ficar embaixo de cascata, tu nunca sabe o que vem de lá de cima. Cascata comigo é só aquelas de piscina de hotel, no Nordeste chamam de bica. O banho prazeroso de Dieynne acabou em tragédia. Lamentável.

Bem hoje foi uma coluna assim, tipo inovação.