A VISÃO DO TRANSFER

Emergencialmente, contratei um TRANSFER para ida e volta à Porto Alegre, cujo nome, evidentemente vou preservar. Obtive dele, sem ter questionado, informações importantes, vejam: muita gente de São Paulo, Minas, contatam, seguidamente, para comprar imóvel rural em Bento, o que aumenta a ideia de vender e abandonar o interior; de Minas, vem a Bento, inclusive promotores de justiça e juizes, quase todos com certa veia política, uns Lulistas, outros Bolsonaristas, uns trazendo os outros e recomendando ao TRANSFER que não toque no assunto política; na opinião dele as vinícolas erraram ao pagar as indenizações “assumiram uma culpa por crime que não cometeram”, grifou; muitas pessoas que me ligam pedindo TRANSFER, fazendo a observação; “não quero visitar as vinícolas que tem o trabalho escravo” e ele responde: “não tem vinícola que tem trabalho escravo”; uma ponderação também veio dele na área da segurança pública: “tenho circulado muito pelo nosso interior, vejo que há uma certa angústia quanto a segurança, três vinícolas foram assaltadas recentemente”. Por fim, veio o entusiasmo: “jovens empresários estão ingressando no mundo do vinho, com novas tecnologias”; veio dele também um detalhe importante “nos meus 8 anos fui distribuidor do Semanário”. Fica o registro para que se avalie os possíveis reflexos.

ESPIADA NO TACCHINI

Fiz uma visita à Direção do Tacchini na expectativa de tentar entender porque alguns usuários dos serviços, TACCHIMED se quixam da demora e forma de atendimento, com reflexos aqui no Semanário. Fui conduzido por Hilton Mancio, Superintendente Executivo, a conhecer as novas instalações do Hospital e seus propósitos. Confesso que fiquei impressionado, levem em conta que não sou muito de me impressionar. As amplas dependências da Faculdade de Medicina da UNIVATES estão concluídas, aguardando apenas a visita e referendo do Ministério da Saúde. As garagens (194) são amplas, os corredores de acesso também. O atendimento do TACCHIMED será transferido para esse novo prédio com melhoras sensíveis, Na entrada do Prédio, lojas de conveniência e comerciais, prestadores de serviços estão projetadas. A vinda da Faculdade de Medicina é festejada pela Direção e Conselho de Administração do Tacchini. Ouvi exaltação também de alguns médicos. Ela deverá suprir inclusive certa carência de médicos em Bento e trazer melhores condições do exercício da medicina. Vi que o Prefeito visitou o Tacchini exaltando os avanços da saúde do município. Realmente, o Tacchini se agiganta!

O DRAMA NAS ESCOLAS

Li, escrito por um grande homem formador de opinião que “a escola e muitos ambientes familiares não são o melhor lugar para se viver”. Concordo com isso, tenho falado sobre o assunto. Levantamento da Secretaria Estadual da Educação apontou que num período de seis meses foram registrados 45,9 mil casos de insegurança nas escolas estaduais. Média diária de 255 ocorrências envolvendo assaltos, indisciplina, agressão verbal e física. Recentemente, em Bento, numa das salas de aula de uma escola, alunos colocaram na mesa da professora uma garrafinha pet cheia de xixi. Fizeram coisa mais grave, prefiro não falar a respeito, fica apenas o registro para acentuar que a formação educacional materna e paterna também contribue para agravar o cenário.

O RANKING DAS CIDADES

Caxias do Sul assume a posição de 21ª no país, entre as cidades melhor para empreender. No RS, Porto Alegre lidera, está na 14ª posição no país. Depois vem Santa Maria, Gravataí, Canoas, Pelotas. São Paulo lidera o ranking, seguida por Florianópolis e Joinvile, ambas de Santa Catarina. O indice das cidades empreendedoras 2023 avaliou 101 municípios mais populosos do país desde 2014. Bento, com seus 120 mil habitantes, é uma cidade pequena, no entanto se destaca. Não somos pretenciosos, até porque para ser precisariamos de mais união e comprometimento, mas uma duplicação da São Vendelino, uma duplicação da Bento-Farroupilha, é o mínimo que se poderia querer. “Enquanto seu Lobo não vem, vamos passear na floresta”. O Prefeito Diogo diz que “Bento é referencia em saúde em todo o Brasil”. A Presidente do CIC, Marijane Paese disse, em evento, que “Bento, é referência como polo inovador, tem um CNPJ para cada 6 habitantes”.

BENTO+20 AVANÇA

O BENTO+20, na afirmação de seu Presidente Aldelgides Stefenon, Instituto que está atrelado ao CIC, já tem 74,75% de seus objetivos em andamento ou concluídos. Estamos “atacando”, o termo é meu, na educação, inovação, segurança, saúde, meio ambiente, infra-estrutura, turismo, mercado de trabalho, mobilidade e expansão empresarial. “Queremos uma nova Bento, apesar de alguns percalços, estamos avançando e satisfeitos com os resultados” afirmou Stefenon em visita ao SEMANÁRIO. AVANCE!!!, dizia Napoleão para sua tropa. AVANCE significa ação de progredir, de se adiantar, de investir com convicção.

DORMIR COM SEGURANÇA

Fechar a porta do quarto de dormir pode salvar sua vida. Assim falam os especialistas. Em caso de incêndio o fogo se espalha rapidamente em ambientes abertos em razão da circulação de ar. Fechar as portas reduz a fumaça, que é tóxica, diminue a temperatura e melhora o nível de oxigênio. Com ambientes fechados o tempo médio para escapar das chamas passou de 17 minutos para 3 minutos. Nos Estados Unidos existe uma campanha “CLOSE BEFORE YOUR DOZE”, feche antes de você cochilar, com demonstração de como o fogo se propaga em ambientes abertos. Em caso de fogo, descubra a origem, nunca chegue perto, veja se é possível apagar, se não chame os bombeiros. Ninguém deve tirar as roupas, elas vão proteger, se possível molhe, vai ajudar mais ainda. Ao sair de casa mantenha a casa toda fechada, quanto menos ar, menos fogo. Vou avisar o MIKE, Golden que tem lá em casa. Ele abre todas as portas de casa, para impedir só trancando a chave.

CURTAS E PODEROSAS

  • A COOPERATIVA AURORA, vai batendo recordes de faturamento. Associados aprovaram a expansão da Vinícola no Vale dos Vinhedos, as obras iniciam ainda este ano. O Monumental prédio que era da Dreher e agora é da Aurora, está sendo desativado e será vendido. A AURORA foi eleita, recentemente, a marca de vinhos e sucos de frutas mais lembrada e preferida dos gaúchos, na promoção “Marcas de quem Decide”.
  • Encontrei, no DI PAOLO PIPA, o mega Empresário Juvenil Zietolie, o grande benfeitor da Liga de Combate ao Câncer, através da construção e mobiliário do Edifício anexo a Sede da LIGA que se denominou de CENTRO ASSISTENCIAL ANDRESSA ZIETOLIE, homenagem a filha que Juvenil perdeu com 27 anos de idade e que era um amor de pessoa, cordial, delicada, discreta e simpática. O encontrei jovial e sorridente, o cumprimentei pela obra humanitária, não pude estar presente nos atos inaugurais. Candidamente, ele respondeu: “precisa ajudar a quem precisa”.
  • CHIARA BIONDINI, de 20 anos, foi eleita Deputada em Minas Gerais, com 34 mil votos. É a parlamentar mais jovem do Brasil mas só tomou posse em fevereiro ao completar 21 anos. “Quero fazer história, trabalhar para a juventude, com educação, empreendedorismo, defender a mulher, trabalhar para pessoas com doenças raras, contra a droga e contra o aborto”. Que sirvam, suas façanhas, de exemplo a toda terra.
  • Um homem, que foi reconhecido como filho do fundador da WEG, uma das maiores fabricantes de motores do mundo, sediada em Jaraguá do Sul – SC, vai receber um bilhão de reais. Um acordo judicial assegurou ao catarinense Lucas da Silva, 28 anos, essa fortuna que será paga em cinco parcelas. A herança de Eggon da Silva, que faleceu, é estimada em 7 bilhões de reais. Sim, 7 bilhões de reais.
  • Apenas 12% das DELEGACIAS DA MULHER no país funcionam 24 horas. Agora, de acordo com a Lei sancionada pelo Presidente, as 492 delegacias especializadas terão que atender 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana. É assim que tem que ser.
  • Cinco partes do corpo que não devemos ignorar depois dos 50 anos: olhos, dentes, pés, joelhos e ouvidos. Não é só cuidar do coração, níveis de colesterol e glicose no sangue.
  • Na ENOTECA MARIA, em Nova York, as NONAS são as estrelas, e estão encantando. Vovós de 40 – 50 – 60 – 70 e 80 anos. No restaurante cabem 30 pessoas, tem 27 nonas, de diversos países, trabalhando com cardápio italiano. Elas tem como conceito: “feita com amor a comida da vovó é sempre mais gostosa”.
  • Bom relacionamento com os pais está associado a melhores indicadores de saúde na vida adulta. Pessoas com histórico de abuso físico ou psicológico tem mais chances de transtorno de raiva. O levantamento foi realizado pelo CHILDREN’S HOSPITAL, da Filadélphia, EE.UU. Pesquisadores Holandeses concluíram que a perda dos pais e abusos físicos, trazem experiências traumáticas. Os diagnósticos foram de ansiedade, depressão e agressividade. Isso não explica o que está acontecendo nas escolas?