Gigante no Ser e no Ter

Se você precisar de um colaborador, aposte no seguinte: alguém que já tenha “operado” com a enxada e demais lidas da colônia quando guri e, se possível, que também tenha tido formação religiosa, melhor ainda. Assim, a possibilidade de “rebaixamento” (não ter um excelente assessor) é nula. A linguagem é diferenciada, a postura é diferenciada, a “pegada” é diferenciada, o comprometimento é diferenciado.

Roberto Argenta

Fui ao CIC ouvi-lo, não perdi meu tempo, reafirmei minhas convicções, aprendi mais, meu avô dizia que “um homem só para de aprender depois que morre”. O que, por vezes, eu questiono é “porque morrer depois de aprender tanto”? Conclusão decorrente é de que “devemos ensinar, orientar, o máximo possível com base naquilo que aprendemos, sempre sustentados nestes pilares: educação, respeito e solidariedade”. Roberto Argenta apareceu no palco do CIC com aquele jeitão de Irmão Marista, falando como um irmão Marista, ele é um dos Caciques da FILOSOFIA MENEGHETTI, foi colono ou agricultor até os 11 anos, passou pelo Seminário e virou empresário, quer dizer, mega empresário, sua empresa, a BEIRA RIO, produz 440 mil pares de sapatos por dia. Paralelamente a esta empresa possui outras tantas, diversificou, no RESORT TERMAS RECANTO MAESTRO, HOTEL RECANTO BUSINESS CENTER, AZEITE RECANTO MAESTRO, ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE e, por aí vai.

Princípios e conselhos

Se a criança fosse ao encontro do NONO ROBERTO, ele a receberia com a mão direita no quadril, postura igual à do Irmão Ernesto no meu tempo de estudante do Aparecida, olharia para ela e perguntaria: como é teu nome? O que tu gosta de fazer? O que teu pai faz? Coisas de VOVOZÃO. É assim que ele circula e filosofa nas suas empresas, um homem simples, de gestos simples, de exemplos de trabalho, de posturas, comunitário e que, como ele diz “esparanha” (economiza) porque é preciso. “Minha casa é simples, meu carro é simples, mas minhas empresas são gigantes, se eu tenho um carro e uma casa simples posso fazer uma empresa gigante, se eu tenho uma casa de luxo e um carrão, não vou ter dinheiro para constituir uma empresa. E, com a empresa posso tudo, com carro e casa não posso nada”. Me deleitei ao ouvi-lo dizer “qua comando mi”; “o emprego garante o presente, a educação, o futuro”; “quem é não precisa mostrar que é, já é”; “tem que fazer poeira e não comer poeira”; “quando tu acha que sabe tudo, começa a regressão”; “se você gosta de uma flor ela vai florir, se não gostar ela vai murchar”. Com base em conceitos filosóficos, ROBERTO constituiu e conduz um império empresarial, tendo sido inclusive Vereador, Prefeito de Igrejinha e Deputado Federal. Ao se definir como “pão duro”, eu não sei como ele conseguiu ser um político, “tem que ser muito gente boa”, diria eu. Pais, mães, dindos, vovôs, não é assim, como ROBERTO, que as gerações futuras tem que se formatar?

Empresário Político – Político Empresário

Temos aqui na nossa “Aldeia”, inúmeros empresários que seriam ótimos políticos, em condições de provocarem grandes mudanças no país. Mas, bem.., mas… e mas… E temos políticos que deveriam agir como empresários mas… mas… talvez seja por isso que tenhamos sido “rebaixados”, quer dizer, não temos Deputado Estadual, nem Federal, nem um Secretário de Estado. Temos uma militância na FIERGS, um pouco mais forte em número na FEDERASUL, timidamente na FECOMÉRCIO e, parou por aí! Como se isso não bastasse, no período eleitoral para Prefeito aparecem “salvadores da pátria” que, depois das eleições, parece que se mudaram de cidade, caíram no anonimato, não se manifestam, não defendem solução de problemas, de avanços necessários. Na próxima eleição certamente vão voltar, respaldados nos erros, por ação ou omissão, de quem está trabalhando para equacionar os desafios que se apresentam. Deviam estar ajudando a cuidar de Bento. BENTO PRECISA SER MAIS, PRECISA QUERER MAIS, PRECISA SE “ROBERTIZAR” UM POUCO MAIS.

Esperança

ISRAEL criou uma córnea sintética que faz cegos recuperarem a visão. Um homem de 78 anos teve a visão restaurada, conseguiu reconhecer familiares e ler um texto no dia seguinte a cirurgia. Denominada KPRO a córnea artificial foi desenvolvida pela empresa RABIN MEDICAL CENTER através do professor Irit Bahar. Canadá, França, EUA e Holanda também vão ter pacientes voluntários testando. Viva!

As estradas que queremos

CIC-BG e CICS SERRA, assumindo protagonismo. Vão trazer, dia 22, segunda, para, em jantar no CIC, levar a efeito um Painel de Debates sobre a infraestrutura regional relativa a estradas. Presença dos pesos pesados: SENADOR HEINZE; PINHEIRO DA SILVA, DO DNIT; e do Ministério da Infraestrutura, o analista Eduardo Praça. Como disse o ROBERTO ARGENTA, “Bento tem muita força, muito prestígio lá fora”. Só é preciso exercitá-los mais, digo eu.

Protagonismo animal

O protagonismo em torno dos animais sempre me sensibilizou. Vejam essas: na Itália, o tutor do FULMINE, nome do cachorrinho, morreu depois de sete anos de convivência. Todos os dias, FULMINE vai até o túmulo de LEONARDO, seu tutor; na Índia, um bebê de cinco dias, abandonado num bueiro, foi salvo com a ajuda de gatos que se reuniram no local e começaram a miar e rosnar e vocês sabem a atenção que atrai um gato miando; uma Condessa Alemã faleceu e deixou, como herança para o GUNTHER VI, seu cachorro de estimação, uma herança de 500 milhões de dólares. Onde vive o GUNTHER, “filho” da Condessa Karlotta? Numa casa em Miami, onde já morou a cantora MADONNA, e que tem oito quartos. A casa está a venda por 31 milhões de dólares, certamente porque GUNTHER está “cansado de ver gente na frente de casa só para ouvir o seu latido e dar trabalho para o Mordomo no momento em que ele está servindo seu caviar”. Poxa e tem mais, o bicho viaja de avião e recebe treinamentos todos os dias. Quem sabe vamos busca-lo para mascote da Brigada Militar, quando o CONAN se aposentar? Como seria a chegada do GUNTHER em Bento? Pediria ele que parasse o CORSO para fazer um “XIXI de honra” na Pipa Pórtico? Quem mais comeria caviar no almoço receptivo? Tomaria ele vinho ao invés de água? Receberia ele pedidos de patrocínios do Esportivo e da Fenavinho? Aceitaria ele as noivas que lhe seriam oferecidas para eternizar a raça e trazer bons fluídos econômicos para Bento? A Prefeitura o convidaria para descerrar a fita inaugural do RECANTO DOS PETS, exigência feita ao aceitar o convite para vir a Bento? Teria na Via Del Vino, uma “parada pet” em homenagem ao ilustre visitante? Quantos dos políticos de Bento não estariam no palanque junto ao GUNTHER cantando a música da Marisa Monte “AMOR I LOVE YOU”? Pousaria um avião do “distinto” em Caxias ou, até lá, o aeródromo de Bento teria uma estação de desembarque? O FUCA do ITACYR GIACOMELLO, até lá, possivelmente, transformado em conversível, seria cedido para que o GUNTHER desfilasse pelas ruas da cidade pedindo mais respeito, educação, no trânsito e melhoria nas condições de trafegabilidade? Vocês sabem como é, os animais sempre sensibilizam! Bora convidar o “GUNTHER” para visitar Bento e também para, junto com o CONAN, formar a dupla sertaneja “CONAN E GUNTHER” cantando o HIT “Latidos para encantar”. Humor é preciso!

Curtas e poderosas

• FEDERASUL E ASSEMBLEIA entregaram as distinções aos LIDERES E VENCEDORES. Mais uma vez, ninguém de Bento. Aqui todo mundo é líder e vencedor, mas a seu modo, não do modo que a Assembleia e a Federasul querem. Ou, não estamos mostrando adequadamente a “nossa cara”?

• Acho que semana que vem o Governador Leite vai resolver a questão dos pedágios. Nada de cobrança do valor da outorga e licitações já. As praças de pedágio ele vai colocar onde for “doer menos politicamente”. E, como diria o Beto Valduga “ze fini”!

• Prefeito Diogo Siqueira, PSDB, vai a Brasília votar no LEITE como candidato do partido a Presidente da República. Voto presencial.