Não como mais

Um risotinho de polvo é uma delícia. Uma lagosta ao Thermidor é divina. Caranguejos, comê-los dá muito trabalho. Em Fortaleza vi, numa rua, de manhã cedo, vendedores soltando os caranguejos na rua e, os moradores, vem compra-los em pleno passeio. Já comi tudo isso lá pelo Nordeste, não como mais, mormente diante de um estudo feito no Reino Unido conclusivo de que estes bichos, ao morrerem, sentem dor.

Faz meu estilo

Gosto muito destes eventos de bairros que levam lazer e diversão, gosto menos dos levados a efeito na Via Del Vino dos quais mais usufruem os moradores dos edifícios da periferia. Cinema ao ar livre nos Bairros Fátima e Vila Nova foi legal.

O jacaré foi embora

ARI VICENTE CELSO, o JACARÉ, era sanguíneo, ótimo jogador do futebol amador e depois do Esportivo, jogava assim: passa a bola não passa o jogador. Era um estilo GUINAZÚ que jogou no Inter. Como todos nós, teve conflitos, teve conquistas, vê-lo sempre sorridente e atencioso na Lancheria lá no posto Petrobrás, ver sua eficiência como Secretário de Obras, depois de tê-lo conhecido jogando pelo JUVENIL adotando a técnica pessoal “problema (a bola) nasce morto”, foi gratificante. Sua personalidade forte e incisiva deixou marcas no que se foi.

Fake e bagunça

Pois vazou , ou foi plantado, um fake político “da melhor qualidade”. “PASIN É CANDIDATO A VICE GOVERNADOR NA CHAPA DO SENADOR HEINZE”. Logo depois o desmentido “PASIN NÃO É CANDIDATO DO SENADOR HEINZE”. “PASIN É CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL”. Pasin bateu o tambor político duas vezes, marketismo político, não teve a ressonância positiva esperada, prejudicou Pasin, prejudicou Heinze e prejudicou o CIC na sede de quem brotou o FAKE. Prefiro apostar nos méritos de Pasin do que nestas estripulias políticas.

Falou o Simon

O PMDB tem três candidatos ao Governo do Estado: Sartori, Moreira e Argenta. Estão “dividindo delicados”, “um esperando pelo outro e o outro esperando pelo um”. Nesta quinta, o Senador Pedro Simon, comandante Supremo do PMDB, voto decisivo na equação do problema, ao ser homenageado nos seus 95 anos, falou que o Município de Caxias não deve pensar só em ciclovias, Parques Públicos, mas em obras grandes. Poxa, nem isso temos, nem ciclovias, nem Parques, obras grandes? Bem, para os que veem a coisa pelo lado bom digamos que o trevo do acesso norte tem uma obra grande, ou, uma grande obra. E tem a conclusão do hospital que, sem dúvida é uma grande obra.

A saga de Heinze

O Senador Heinze quer ONIX coligado e candidato a Senador. ONIX quer ser Governador e quer Heinze coligado e candidato a Senador. “Enquanto seu Lobo não vem (acerto ou não)” o Senador vai “passear na floresta”. Tudo levava a crer que “ANA AMÉLIA LEMOS iria para esse “arrastão”, mas ela disse não a ideia de Heinze: “tu não concorre ao Senado para abrir chance a negociações visando coligação na disputa ao Governo do Estado”. Ana Amélia corre o estado em campanha para Senadora a possibilidade de que troque de partido é grande. Se isso acontecer, uma pedra a mais no caminho e Heinze ao Piratini. Como se isso não bastasse, o Deputado Federal Geronimo Goergen, que esperava ser o escolhido para concorrer a Senador, foi “barrado no baile”. Emputeceu e largou de mão o PP, pelo menos temporariamente, não concorre a nada e nem quer saber de nada. Pasin, que era assessor de Geronimo na Câmara Federal, e que foi coordenador da campanha do Governador Leite que não quer saber de Heinze, fechou com Heinze e segue a “cartilha” do Senador rumo a Deputação Estadual. Vocês entenderam tudo isso? “Virgine Maria” diria me Nona Irene.

Esportivo se agiganta

Como o Clube Esportivo é visto pela comunidade? Seria pertinente no momento, efetuar-se uma pesquisa para saber a resposta a esta indignação e muito mais sobre o esporte em Bento. Gestões mal sucedidas fizeram com que o Esportivo tivesse que “torrar” muito patrimônio para pagar dívidas. Mesmo assim, hoje o Clube tem o Estádio da Montanha, uma adesão humana em seu Conselho invejável aos olhos dos demais Clubes do Interior. Mas, por vezes, o Clube parece não ter noção de que, construída a grandeza, não se deve permitir que seja problematizada, defender-se a soberania sempre é preciso. O Esportivo esteve a ponto de não encontrar sucessor para Laudir Picoli em razão de questiúnculas políticas clubísticas. O que é que baliza um grande clube, a grandeza da construção dos bons dirigentes, ou a pequenez das divergências que devem naufragar no palanque das discussões? Deu-se um “tranco”, um “pode parar”, invocou-se a “consciência da grandeza humana” e, pronto, saiu o sucessor. Deverá agora o Clube eleger uma diretoria que possibilite a sucessão continuada, estilo Hospital Tacchini e determinar que, as discussões sobre posturas, resultados, divergências, sejam levadas a nível de discussões presenciais no Conselho e nÃo nas redes sociais. E que, por favor, a tal de reforma estatuária saia de uma vez, elegendo-se o Presidente em julho e não mais em novembro, às portas de festas natalinas, férias e inicio das competições.

O medo do Ita

Itacyr Giacomello me dizendo que neste último feriadão os Urubus não aparecerem nos ares de Bento. “Elementar meu caro Watson”, nos feriadões Bento fica deserta, tudo fecha e todo mundo desaparece. Esta circunstância por si só leva a crer que em feriadão até os URUBUS se mandam pra praia, desta vez eles também descobriram o abatedouro clandestino de cavalos em Caxias e declararam a operação “CARNE FÁCIL”. Para dar mais tranquilidade ao Itacyr ofereci a ele, emprestada, a minha Bayard 28, herança de família, outrora utilizada nas minhas caçadas. “Não, não, disse ele, eu perigo mirar os Urubus que rondam minha casa querendo fazer um “Urubal” e acertar num auxiliar de pedreiro trabalhando numa obra de construção em edifício vizinho”. He, he, he. “Sorria, você está sendo filmado”.

Violência contra a mulher

Em 2021 foram 8 mil mulheres agredidas, 930 estupradas, no Estado. Em agosto os feminicídios aumentaram 225% em relação a 2020. Segundo a ONU MULHERES, 82% das mulheres sofrem violência psicológica em espaços políticos; 45% já receberam ameaças; 25% sofrem violência física no espaço parlamentar; 20% assédio sexual; e 40% afirmam que a violência atrapalhou sua agenda legislativa. Tá demais!

Curtas e poderosas

• No seio dos 11,36 milhões de gaúchos no mercado de trabalho, 51% são mulheres. Já na agropecuária elas representam 29%, perdem feio para os homens que detém 71%. Vamos combinar, é complicado esse negócio da mulher exercendo as lides do campo.

• Agora é oficial, empresas podem demitir funcionários que não se vacinarem, o direito coletivo (epidemia de saúde) se sobrepõe ao direito individual de não querer se vacinar.

• Túnel da reversão, na Rota do Sol, recebeu o nome de Nelson Sbabo, líder comunitário e ex presidente do CIC de Caxias do Sul. Deu para entender o porque deste registro?