O QUE VAMOS OUVIR?

No próximo dia 31, no CIC, em reunião jantar, o Prefeito vai falar aos empresários. Até agora o Prefeito Diogo está se saindo muito bem. Sabe o que quer, é obstinado, pontual, trabalha por objetivos definidos, e com transparência, o que é primordial. Há uma expectativa muito grande em torno do que ele vai dizer aos empresários. Seja o que for eu espero que o que ele disser que vai fazer, que seja feito. E também que o que ele vier a fazer seja feito em consonância com o ponto de vista exteriorizado pelo Bento+20 para que tenhamos não somente uma boa gestão pública, mas também uma gestão que nos prepare para o futuro. Vez por outra o CIC tem dado palanque para bravatas políticas. Tenho ouvido lá: “vamos concretizar grande número de parcerias público-privadas”; “vamos inundar Bento com obras”; “a Prefeitura vai ser construída na área do estádio municipal”. Nada disso aconteceu, o que temos, depois delas, é o estádio municipal pateticamente desativado e abandonado; a valiosa área do estádio da Montanha, que agora é da Municipalidade, é agora um cartão de “não visitas”. E as PPP, muito em moda atualmente, não aconteceram, a não ser “uminha” pequeninha, adotada por uma empresa, e que escapou das vendas de áreas verdes por parte da municipalidade. O Prefeito tem grandes desafios pela frente, há muita coisa para fazer, o que ele não pode fazer é dissociar o município, essa paz social e prosperidade industrial e turística que vivemos. É importante, precisamos sempre estar harmonizados em pensamentos, palavras e ações. Vamos ouvir sobre o que pensa o Prefeito e sobre o que e como irá fazer, assim como se insere nisso o planejamento que as “forças vivas” do município estão a elaborar através do Bento+20.

HEINZE VEM AÍ

A pré-candidatura do Senador Heinze a Governador é a mais encorpada até agora. Neste fim de semana seu partido, o Progressista – que ele lidera como se fosse uma locomotiva tal a força – está em convenções em todo o estado, 471 cidades. O Progressista se fortaleceu depois da eleição de Heinze a Senador. Embora presidido por um dos mais notáveis líderes políticos do estado, Celso Bernardi, o partido estava dividido, desalentado, confuso em seus objetivos. A unificação veio, está em curso a ordem unida: “união para vencer”. Em Bento, aí que eu quero chegar, o Progressista é o partido que mais tem valiosos valores políticos, renovação interessante que provocará a necessária estruturação e evolução dos demais partidos políticos. Vamos ver quem será o Presidente do Progressista em Bento, um conservador liderando jovens ou um jovem liderando as promessas políticas do futuro. No entanto, diga-se, muitos promissores e valiosos jovens políticos, naufragam porque não trabalharam na direção de atender os anseios populares. O povo quer os políticos trabalhando, servindo de exemplo. Neste particular, meio confuso, limpar praças, vias públicas, é tarefa dos Vereadores de Bento? Tapar buracos na Estrada do Sol, é tarefa dos Vereadores de Caxias?

O POVO E O VÍRUS

O povo brasileiro não quer nem saber, quer trabalhar, lutar pela sobrevivência, vive, no momento, emocionalmente perturbado, sobe energia, sobe gás, sobe combustível, sobe o rancho, sobe inflação, é uma luta insana que tem que ser encarada com paz emocional. Mas o noticiário sobre o vírus perturba. Vejam o que se diz atualmente: “DELTA, variante do vírus, cresce sete vezes no RS e representa 18% dos casos”. Estamos convivendo com o vírus variante mas estamos liberando tudo, o povo está cansado desse tal COVID. Vejam o que aconteceu em Minas. Onze mil pessoas assistiram a partida do Atlético pela libertadores. O Prefeito, que é ex-presidente do Atlético, ficou escandalizado com o que viu fora do estádio e esbravejou: “falta de respeito, de consciência, de cultura, se for preciso fecho tudo do novo”. Se fechar de novo, não vai se eleger mais para coisa nenhuma. Porque abriu? Pressão popular, queremos futebol, “lazer de pobre é futebol”, “a luta pela sobrevivência merece descanso”, “chega de falar em vírus”, parece surreal. Vamos ver no que vai dar.

URUBUS EM ALTA

O Zoo de Gramado ganhou um novo hóspede, um URUBU REI, que virou notícia em todo o país e presença que está sendo festejada em Gramado. O mês de agosto é o mês de acasalamento dos URUBUS talvez por isso eles tenham feito revoadas em Bento, à procura de um telhado acolhedor. Especialistas recomendam que os buracos nos telhados das casas e anexos sejam tapados, se quisermos evitar inconvenientes. Como falar dos Urubus, contemplar os Urubus, hospedar Urubus em ZOOS virou moda dentro desta onda positiva de proteção aos animais, vejam a foto que “pesquei” na internet. Seu conceito, você assina embaixo?
Por falar em proteção dos animais registro que os presos da Penitenciária de Itajaí, Santa Catarina, podem cuidar de animais que estavam abandonados nas ruas. Os fundamentos do Judiciário é que “os animais provocam a redução do stress, melhoras na autoestima e na saúde, desenvolvimento de habilidades afetivas, aumento da capacidade de se socializar e, segundo o Judiciário Catarinense, auxiliam na reintegração social. Adotados por um tempo pelos presos depois os animais são encaminhados para a adoção de famílias.

OS ACIDENTES

Outrora, acidentes com caminhões eram muito raros. Agora, não se houve mais falar, raramente, que haja acidente nas estradas sem caminhões envolvidos. O que se passa? Mais carros ou caminhões circulando nas estradas? Falta de profissionais ou motoristas habilitados plenamente para dirigir? O “rebite”? A pressa para entregar a mercadoria no destino? Pensem num caminhão batendo de frente com um automóvel, ou vice-versa, quem leva a pior? Na maioria dos casos os ocupantes dos veículos leves levam a pior, pessoas são dizimadas.
Os acidentes com bicicletas no Brasil subiram 30% em 2021, “expondo a fragilidade no trânsito” dizem os especialistas. Goiás registrou um aumento de 240%, Rondônia 113%, Sergipe 100%. Na região Nordeste do Brasil, os acidentes subiram 31%. O RS não consta na estatística, talvez porque aqui não tenha ciclovias.
Em Bento já tem gente indo trabalhar de bicicleta. Ciclovias é uma questão de tempo.

O MUSEU DE MICROCARROS

O Vale dos Vinhedos tem mais uma atração turística, o MUSEU DE MICROCARROS, do Empresário César Cini. Já visitei o museu da Ferrari que expõe desde o primeiro carro de corrida, todos originais, até o modelo atual. Onde quer que eu vá, se tem carro antigo na parada, tô vendo, é legal. Eu estava em Vitória quando na frente do Hotel em que eu estava, numa praça pública, havia uma exposição de carros antigos. Fui dar uma espiada, som, comes e bebes, entrega de prêmio e coisa e tal, fui chegando, fui chegando e, de repente, lá estava eu integrado, bebendo, comendo e “namorando” os carros. Procurei saber porque dois dos “Coronéis”, eram “Coronéis” fazendeiros mesmo, estavam vendendo seus preciosos carros. “Estamos cansados”, e “acabou o casamento e o carro tem que ser vendido, ninguém quer ficar”, foi o que eu ouvi. Ter um carro antigo é uma vocação, um hobby caro, precisa cuidados constantes. Porém, colocados em exposição, viram atração e canalizam recursos para sua manutenção. Qual adulto, qual criança, qual jovem não gosta de ver um carro antigo? Esta semana vi uma foto do primeiro carro da família BENZ, fabricante do MERCEDES BENZ, parece uma bicicleta, achei o máximo.

ESTÁTUA PARA BOLSONARO

Em Passo Fundo, um grupo de admiradores do Presidente Bolsonaro, comitê intitulado COMITÊ PELA VIDA E LIBERDADE, está construindo uma estátua do Presidente feita por artista plástico. Terá 6 metros de altura e será de bronze. Quando pronta será colocada em terreno particular numa das principais avenidas da cidade. A discussão é que se pode ou não usar imóvel privado para colocar a estátua. Em local público precisaria de aprovação do Legislativo. Enquanto isso, na última pesquisa divulgada, o Presidente Bolsonaro “le mal chapa”. Mas, as pesquisas estão em baixa no Brasil, estão errando muito.