A bronca da cachorrada

A ciência, de novo ela, confirmando que “cães conseguem detectar pessoas que não são de confiança”. Fiz o teste de San Tomé. Hospedados na casa de um amigo em Imbé “a long time ago” após a janta, os três, o anfitrião e dois hóspedes, saíamos a dar um passeio. A cachorrada ficava loca da vida, queria pular a cerca, destruir portões para nos pegar. Aí propus um teste: um por vez passaria naquele trajeto para descobrirmos se o assunto dos TOTIS era com “todos” ou “com um de nós”. Resultado: “era com um de nós”, mas, qual era o problema? Um dos três amigos, segundo a ciência “não era de confiança da cachorrada”. A pesquisadora JAPONESA Akiko Takaoka, após pesquisa disse que “os cães tem uma inteligência social mais sofisticada do que pensávamos e que evolui”. Fico pensando se, lá em Imbé, não estaria, o “um de nós” que perturbava os cães, usando um perfume “sabor churrasco”? AU, AU, AU, pra vocês!

Pérolas da Marijane

Preciosas de MARIJANE PAESE, ex-Presidente do CIC e agora Presidente do Conselho Superior da Entidade: “o caminho se faz caminhando”. Darcy Pozza já dizia que “o progresso se faz fazendo”. Outra: “não existe mais Caxias, Bento, Farroupilha, hoje se fala em SERRA GAÚCHA, temos que defender isso”! Mais ainda: “o caminho ROTA DOS CAPITÉIS é muito melhor que os caminhos de Santiago de Compostela”. Para concluir: “o NATAL DOS VINHEDOS vai ser maior do que o NATAL LUZ DE GRAMADO”! Reflita você leitor, sobre o que disse a MARIJANE.

O matagal da avenida

A Avenida COSTA E SILVA está virada num matagal e reflete também uma cena patética, nada educacional, com os clientes de auto escola sentados em parada de ônibus envolta em vegetação. Como se isso não bastasse tem as Escolas tomando conta do “pedaço” usando o espaço público de forma comercial. Porque o Prefeito não reúne os donos de Auto Escola e propõe o seguinte: a municipalidade permite a utilização da via, no entanto vocês ficam responsáveis pelo serviço de limpeza e jardinagem do espaço que ocupam. Isso se chama PPP, Parceria Público Privada. Por outro lado, a utilização das vias públicas pelas Auto Escolas deveria ficar restrita no horário das 09 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O que é que se vê? Filas nos horários de pico atrás da lentidão precavida dos veículos das Escolas, em trânsito já congestionado sem elas. Porque, Prefeito?

Resultado da gestão Leite

Governo do Estado está descartando rever decretos através dos quais cortou incentivos fiscais já que não conseguiu a aprovação do aumento de impostos. Depois de ter anunciado que o Governo terminou o ano de 2023 com um superávit orçamentário de 3,6 bilhões (81,9 bilhões de receita e 78,3 bilhões de despesas) pensa o Governador em conceder aumento do funcionalismo. Regime de Recuperação Fiscal – Privatização da Corsan – Compensação do Governo Federal pelas perdas do ICMS 2022 e manobra contábil que restituiu recursos de outros poderes ao executivo. Não fosse isso, diz o Governo, o déficit do estado seria de 7,2 bilhões de reais. Bem, quero acreditar que esses resultados só foram alcançados pela atuação do Governador pela consonância com a Assembleia Legislativa. Não devemos julgar o Governador por ele mesmo, também, é preciso levar em conta a “bagunça” em que o estado estava mergulhado em dívidas, sem estradas, salários atrasados, protestos, greves, déficit público incontornável. A partir do próximo pleito para Governador poderemos optar pela qualificação pessoal, acima de bravatas políticas e promessas eleitorais. Neste particular todos os partidos tem bons nomes. O fato do Governador ser candidato a Presidente da República “soma pontos”, vai querer completar sua gestão com harmonia política e bons resultados.

Presidência da Assembleia

Adolfo Brito, Deputado Estadual na oitava legislatura, um símbolo da humildade originária da roça e da mão de obra obreira, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa. Ele é do PP e pertence a ala do partido que apoia o Governador Eduardo Leite. Como meta de sua gestão, a reservação da água, a irrigação e a piscicultura. Brito é radialista, ainda é, por terapia. Gosta de ver tudo traduzido no papel, é exigente, cobra bastante, vai atrás do tipo, “penso, tá feito”, joga futebol, corre atrás da bola melhor dizendo, luta muito pela melhora das rodovias, tem respeito ao meio ambiente, é definido pelos colegas como batalhador em favor dos pequenos agricultores. Você não gostaria de “ter um filho assim lá em casa”? A ASSEMBLEIA é a “casa do povo”.

Viagem dos sonhos?

Cada passageiro pagou 440 mil reais para embarcar num Boeing 757-200, para fazer um roteiro, que inclui transporte – hospedagem – assessoria, que começa em WASHINGTON DC e termina em MIAMI, no período de 22 de fevereiro até 14 de março. Vai passar pelo Brasil ainda em fevereiro no roteiro que incluirá Cartagena – Rio – Foz – Patagônia – Torres Del Payne – Buenos Aires – Panamá – Tikal – Antigua. Eu multipliquei por dez minhas apostas, da mega sena da virada, na esperança de que eu estivesse nesse voo, foi “um sonho numa noite de verão”. Tô naquela da ANGÉLICA “vou de taxi”!

Curtas e poderosas

  • O Rio Grande do Sul teve um aumento de 46% na apreensão de drogas pela BM e POLÍCIA CIVIL em 2023. Confidenciou, há poucos dias, uma autoridade policial, que em Bento a criminalidade e o número de suicídios são “assustadores”. Isso que o policiamento é assistido, de forma exemplar, pelo CONSEPRO. Estamos carecendo de relatórios, entrevistas, declarações, que nos permita avaliar melhor as condições de segurança da população para que não sejamos levados a pensar que “não se divulga dados para não alarmar”.
  • A BALSA, que vai unir Santa Teresa a São Valentin do Sul, chegou ao seu destino, pronta para as travessias do Antas. Se ainda estivesse entre nós, Lenio Zanesco, o “BARQUEIRO”, diria: “eu sabia que um dia ela iria voltar”. Voltou! Lenio, como barqueiro, fazia, com a lancha, na travessia, 100 metros em 7 segundos. Sua condução era de SENNA e sua balsa era veloz como um AUDI ou BMW. Quando veio a Bento, LENIO sabia tudo sobre “correntezas” comunitárias e sabia tudo também sobre comportamento humano de tanto escutar ao transportar passageiros.
  • O TACCHIMED credenciou o HOSPITAL LIFEPLUS DE XANGRI-LÁ, no litoral. Um avanço significativo.
  • Guris bonitões os da foto! Presidente da ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS ANTONIO LONGO e o “Prefeito” de Caravaggio, Pe. RICARDO FONTANA. Ambos competentes em seus ofícios e gozando de grande prestigio na comunidade do RS. Deputados Federal e Estadual, até o momento “virtuais”? Quem sabe até o Pe. Ricardo venha a ser BISPO e, LONGO, Presidente da Associação Brasileira dos Supermercados – ABRAS.
  • O que é melhor, correr ou caminhar? O melhor é alternar caminhadas com corridas no exercício em andamento. No momento eu estou “correndo das caminhadas”!
  • Em Belo Horizonte, a DALMÓBILE, de Juvenal Dalcin (E), inaugurou loja com o alto padrão de qualidade da empresa. Parabéns!