Quem parte deixa saudade

Sabem aquela música “quem parte sente saudade de alguém que fica chorando de dor”? Pois nós ficamos aqui chorando de alegria com a partida da Franciele, jornalista competente, comprometida, figura humana fantástica, que foi morar em Caxias onde vai casar e assumir novos desafios profissionais. Fica o nosso sentimento de gratidão, de reconhecimento, não só da turma da editoria que aparecem na foto, mas também dos demais colegas e Direção da empresa. A alegria de ver as pessoas realizarem seus sonhos e evoluírem se sobrepõe a tristeza da partida. Felicidade Franciele! Sentimentos de Gratidão!

Aeroporto da Serra

O aeroporto novo que se chamava NOVO AEROPORTO DE CAXIAS, a ser construído em VILA OLIVA, agora passou a denominar-se de NOVO AEROPORTO DA SERRA, vá benne, afinal vai atender 53 municípios e, com ele, certamente estaremos contemplados com obras viárias adjacentes caso contrário será mais rápido ir até o SALGADO FILHO. Contrato pela elaboração do Projeto foi assinado, a prefeitura de Caxias vai pagar o custo de um milhão e seiscentos reais para a IGUATEMI CONSULTORIA, que terá 360 dias para sua conclusão. O aeroporto terá uma pista, de quase dois mil metros e poderá suportar aeronaves como o Boing-737-800, terá um terminal de passageiros de quase cinco mil metros, 500 vagas de estacionamento, um pátio de estacionamento de aeronaves de 26 mil metros quadrados. As obras serão executadas com recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil. Tudo está licenciado no plano ambiental. Não há dúvidas de que a região sofrerá um impulso gigantesco. Daqui uns 10 anos o panorama da região VISTA DE CIMA, será completamente diferente.

Mortes por suicídio

Cresce a onda de SUÍCIDIOS, fato está preocupando. Profissionais ligados a PSICOLOGIA e PSIQUIATRIA estão em alta, consertando “cabeças” afetadas que chegam a tempo até eles. Difícil aceitar a morte de alguém por SUICÍDIO. Vejam o que o SÁBIO disse a respeito da mente humana: “A DOR PERTENCE A QUEM SENTE, NÃO A QUEM OLHA PRA ELA. E NINGUÉM PODE ENTENDER COMPLETAMENTE A DOR DE UMA PESSOA, SE NÃO A EXPERIMENTOU NA PRÓPRIA PELE”.

Observação

Vai morrendo gente, vão matando gente, vão se matando gente. E os carros? Vão se enfileirando, se enfileirando, vão batendo, vão torrando a paciência das pessoas. E os edifícios, os investimentos, vão subindo, vão crescendo, vai faltando água, vai faltando água, vai faltar cada vez mais água, os mananciais estão secando, o Rio das Antas vai poluindo cada vez mais. E a Corsan? Tá falida, tá sendo privatizada, Prefeitos estão preocupados. Pílulas para dormir, “para que te quero”?

As queimadas

Queimadas no PANTANAL mataram, em 2020, 17 milhões de animais, indica estudo. Patético!

Situação patética

Presidente Bolsonaro esteve na EXPOINTER e confidenciou que o Brasil, em suas finanças, está numa situação crítica, “pois o vírus necessitou investimentos descomunais no seu combate”. Dias atrás o Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que, não foi a pandemia que tirou a capacidade de atendimento do setor público, mas sim o “avanço da medicina” e o “direito da vida”. “Todo mundo quer viver 100 anos, 120, 130 anos, e, não há capacidade de investimento para que o estado consiga acompanhar a busca do atendimento médico crescente”. Tem razão o Ministro, porém eu também quero viver 150 anos mas tive que fazer um acordo com minha nutricionista em torno dos 130 anos. Ajudaria muito se o Governo me restituísse 40% que “garfeou” da minha aposentadoria. A respeito disso diga-se que Estados e Prefeituras, com a enxurrada de recursos que vieram do Governo Federal para combater o vírus, “respiraram melhor”. O Governo Leite chegou a declarar que “paguei sim, salários, com o dinheiro que veio para o combate ao vírus, mas paguei os salários dos servidores que trabalham na saúde”. Espertinho o Governador!

As pedaladas de Parma

Parma, capital Italiana da Cultura em 2021 faturou o Prêmio Urbano, mais prestigiado sobre mobilidade sustentável na sua quarta edição. A cidade foi eleita pela ANCI, a Associação Nacional das Cidades Italianas, como a mais sustentável da Itália. Tem como objetivo incentivar as administrações investirem no futuro, apoiando projetos relacionados ao ciclismo e à mobilidade. A cidade tem multiplicado as iniciativas vinculadas ao uso da bicicleta. A Câmara Municipal local promoveu a campanha “Em Parma pedalamos com gosto”, em alusão aos produtos gastronômicos da cidade. A meta era chamar a atenção dos cidadãos para as inúmeras iniciativas de ciclismo que estão sendo implantadas na cidade.

Se a Prefeitura deitasse concreto, ao lado dos dormentes da Ferrovia no trajeto de Cidade Alta até Tuiuty, onde não passa mais o trem, teríamos uma grande ciclovia bem como um local para WALKING (caminhadas), revitalizando inclusive o centro urbano. Dane-se quem não gostar, que arranque o concreto fora mas, enquanto isso não ocorrer, viva a ciclovia e viva uma nova Bento.