DE ELEIÇÕES E UM POUCO DE TUDO

• O protocolo dos eventos vai ter que mudar, nele deverá ser inserido o ILUSTRÍSSIMO SENHOR DEPUTADO GUILHERME PASIN. Ufa, chegamos lá resgatamos parte do nosso passado de grandes e significativas representações parlamentares. Uma lástima que não tenhamos tido um deputado Federal eleito.

• Passando os olhos sobre os resultados do 1º turno observo que Pasin obteve 40% dos votos de Bento, rigorosamente os votos do PP, e dos PSDebistas e Ptebistas nos quais se incluem o Prefeito Diogo que trabalhou muito para a eleição do Pasin. Questionado, eu dizia que Pasin faria em Bento em torno de 20 mil votos, fez 26.803 votos. Pouco para um contexto de 72.724 votos válidos.

Prefeito Diogo, Vice Amarildo, Deputado Pasin, Presidente Bolsonaro, vitória significativa em Bento, no 1º turno.

• A “oposição” a Pasin, soma-se os votos de candidatos concorrentes e que não se alinham a coligação gestora do município, e daqueles cujo sonho é eleger-se Deputado, somou 7.327 votos, 27% dos votos que Pasin fez em Bento.

• O MDB, o PDT e o PTB “escafederam-se” em Bento, são partidos esfacelados e em baixa, terão que se recompor. O PDT escondeu-se embaixo da asa do bloco do Prefeito Diogo Siqueira, com benção do PP de Pasin. E o PTB coligou-se com o PP, uma infeliz ideia de Pasin diante do fato de que o presidente Nacional do PTB, usa tornozeleira eletrônica e foi impedido pela justiça de concorrer a Presidência da República. Seu Presidente em Bento, Mazzochin, fez apenas 1.181 votos, votação que sempre carregou como Vereador.

• Assim é que deduzo, salvo melhor juízo, que apesar de estar no governo há 10 anos, o PP não avançou e o PMDB está com sua estrutura fragilizada e dividida. Posso arriscar dizendo que o eleitorado de Bento está assim dividido: 35% PP, 30% PMDB, 15% PSD (leia-se Paulo Caleffi) o restante dos 100%, 10% com o PT e o resto estará nas mãos dos aspirantes que não vão avançar sem mudar as estratégias de buscar eleição com o envolvimento comunitário necessário ao longo de sua militância política e não somente em véspera de eleição.

• Se olharmos firmemente no resultado da eleição para Deputado, veremos que, Paulo Caleffi, do PSD de Danrlei, é em Bento um homem de um partido sem seguidores, sem ressonância, o que lhe dá méritos de uma grande conquista pessoal com seus 10.744 votos. Penso que Caleffi vá trocar de partido, irá para o PL de Bolsonaro. Se for, vai certamente se tornar uma das três grandes forças políticas de Bento: PP – PMDB – PL – PT. Me cobrem.

Paulo Caleffi, mesmo derrotado em suas pretensões de continuar Deputado Federal, solidificou sua imagem política.

• O mais interessante na eleição de Pasin, e como ela aconteceu, é que, com os votos que conseguiu em Garibaldi, Barbosa e Farroupilha, ele se tornou um líder político regional, solidificando este bloco cuja linha divisória é Farroupilha. Caxias ficou com ela mesma e com Nova Petrópolis, Canela e Gramado. Vocês acrescentariam Pinto Bandeira, Monte Belo e Santa Tereza neste bloco? Neles Pasin fez bastante votos. E seus Prefeitos são operosos, competentes e líderes.

• Mas vamos lá, Pasin fez, no total 57.922 votos. Diminuídos os que fez em Bento, conquistou, lá fora, expressíveis 31.119 votos, o que torna dele uma das maiores expressões dentro do PP estadual, habilitado a grandes pretensões políticas. O PP está em vias – negocia – de aderir ao União Brasil. Se isso acontecer sua luz intensa sofrerá alguns apagões, mas nada grave, pela tenacidade e trabalho intenso que Pasin desenvolve politicamente, “ele só pensa nisso”, é um ser político, como era seu Mestre Darcy Pozza. Se o PP de Pasin for parte integrante do UNIÃO BRASIL, que apoia LEITE DO PSDB, de quem o PP se distanciou, vão haver rupturas no partido a nível estadual, porém, Pasin tem luz própria e aprendeu a “dançar conforme a música”.

• Para Presidente, em Bento e Região, Bolsonaro deu um “banho” em LULA. Em Bento fez 50.265 votos contra 17.140 votos de LULA. A Tebet, do MDB, fez 2.815 votos, o CIRO fez 1.557 votos.

• Para Governador, em Bento, ONIX deu um banho em LEITE, 42.143 votos contra 14.087 votos. Considerando que o nosso Prefeito DIOGO, que é do partido de Leite, ficou “atrás da moita”, significa neutro, porque está aliado a Pasin, que é ONIX, o resultado não é surpreendente. BENTO É BOLSONARO E ONIX. O PT de PRETO fez 8.499 votos. E o HEIZE, do partido de PASIN, fez vexatórios 2.753 votos, evidente que PASIN não carregou junto em sua campanha o candidato de seu partido. A COMANDANTE NÁDIA, candidata ao Senado deserdou, o que tornou a coisa pior para HEINZE. O PP estadual está também esfacelado assim como está o MDB, isso favoreceu muito ONIX que é do PL, partido do Bolsonaro. Além do impacto de Bolsonaro no contexto político nacional. O resultado eleitoral de Bento repercutiu muito no Palácio Piratini.

• Agora, estamos a porta de eleger o Governador e o Presidente. É muito difícil prever resultados e qualquer pesquisa não será confiável. Eu, por exemplo, mudei um dos meus votos, quando estava a caminho da urna. Uma coisa é certa, no meio da disputa e debates, o medo se instalou, com medo ou sem medo todos devem ir votar, temos que fazer opção e cuidar de nosso país e estado. E, do nosso futuro.

• Quando eu morava no BARRACÃO CITY, na festa da Igreja, tinha a corrida dos cavalinhos, eu apostava no 22, dois patinhos como diria o BIASI, sorteador nos bingos. Meu cavalinho de vez em quando dava umas troteadas, mas eu ganhava, de cada três rodadas eu ganhava uma, o que não era de todo ruim. Dos 4 Colégios que frequentei, em dois o meu número de chamada era 22. Na Faculdade de Direito o meu número era 22. A minha data de nascimento é 22 de novembro. O ano? Não conto mais, agora é cara-crachá, isto é, TACCHIMED-TACCHINI, fiel ao ditado “se queres a paz, prepara-te para a guerra”. Tô fiel a filosofia de que “o espírito comanda o corpo” e estou me dando muito bem. E, seguindo Mandela, “você é dono de seu destino”. O que eu quero dizer? Que o 22 me trouxe a paz e que o 22 é um tema atual, como meus cavalinhos, aposta nele quem quer. Se alguém não entendeu SAIBA MAIS acessando: RIQUINHOBARRACAOCITY.COM.BR. Se a INTERNET não funcionar não vou poder responder.

• A cidade inteira está “escandalizada” com os problemas e entraves do trânsito de Bento. Chegam a falar que temos a SECRETARIA DA IMOBILIDADE e não da MOBILIDADE URBANA. Convenhamos, só não vê quem não quer que pelo menos 20% do problema poderia ser eliminado se houvesse quem quiser ver e fazer o que tem que ser feito. O então Prefeito PASIN havia anunciado que encomendara, de uma empresa especializada de Curitiba, um estudo sobre o trânsito de Bento e necessidade de transformações. No que será que deu?

• Estamos vivendo os 132 anos de Emancipação Política de Bento, uma cidade linda, cheia de encantos mil, acolhedora, bem organizada, com um empresariado sólido e inovador. Significativa a cerimônia de abertura da semana.

• Vou dar uma dica de filmes da NETFLIX. Se você gosta de emoções, com uma vida real retratada em filme, assista BRIANKS BANKS, UM SONHO INTERROMPIDO. Se você gosta de filmes intrigantes e perturbadores, assista O HOMEM INVISÍVEL. Dois ótimos filmes.

• Afirmação vinda de um professor no filme BRIANKS: “O CAMINHO DA FELICIDADE COMEÇA NA MENTE”. Acrescento uma do Ministro GUEDES, da Economia: “QUEM TRABALHA NÃO PASSA FOME”.

• Fim de semana de GFNY, sob condução do Américo Silva e da Ana Paula, da GLOBAL SPORTS. Vai ser bicicleta por todos os lados.

• MORREU RENAN PROENÇA. Empresário empreendedor, inovador, ex-presidente do CIC de Bento, da FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS reeleito e reeleito, meu mentor, meu parceiro e muito meu amigo. Uma grande perda para familiares, para o mundo empresarial, para as entidades representativas a para os amigos. Uma pena que nem o CIC e nem a MUNICIPALIDADE, tenham, um MUSEU DA IMAGEM E DO SOM, para que fique registrado, para a posteridade, a vida e obra dos líderes empresariais e comunitários que lideraram, construíram e dignificaram Bento. O que os nossos atuais líderes sabem e, o que os jovens saberão, sobre aqueles ex prefeitos de retrato afixado no Salão Nobre da Prefeitura? E de líderes empresariais, ex presidentes, de fotos afixadas no CIC?

Vinda dos arquivos do CIC esta é a melhor imagem que retrata a personalidade do grande Líder RENAN.