O MUNDO ANIMAL

No mundo existem 330 raças de cães. No Brasil, segundo o IBGE, existem 54,2 de cães, 23,9 milhões de gatos, 19 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais entre os quais os URUBUS que estão aparecendo em profusão em Bento. Esta semana, da janela, fiquei observando um URUBU pousando, coisa linda, foi parar num puxado atrás de uma casa, ou era o ninho ou a dona da casa “estava limpando moelas para um risoto gostoso”. O ITA Giacomello diz que todos os dias tem no céu da casa dele uma revoada de URUBUS, aconselhei ele a usar um guarda chuva quando for até o pátio, para evitar a possível “COCOCHUVA”. Pindamonhangaba (SP), os Urubus são parte integrante da população. Quando eu era guri, fiz uma viagem a São Paulo com o motorista de caminhão do meu pai e, quando chegamos na cidade, para atravessá-la eu tive que descer e, na frente do caminhão, espantar os URUBUS. Um dia inesquecível na infância da minha vida. Olhem a mensagem que eu tirei da INTERNET envolvendo URUBUS. Voltando a “vaca fria” eu assisti uma palestra de um médico veterinário dizendo que se deve dar aos cães cenoura, ovos, frango, abóbora e côco. Que são alimentos digestivos e fazem bem a pelagem.

VIVE LA FRANCE

A França, berço da Revolução Francesa, que inspirou várias Constituições de países, é governada por partidos de esquerda, liderados pelo Liberal Presidente Emmanuel Macron. Esta semana o país inteiro entrou em greve reivindicando melhores salários, o salário mínimo é de 1.700 euros, em torno de 9.500 reais, motivo também foi a reforma previdenciária. Nas eleições presidenciais, levadas a efeito recentemente, o governo de esquerda do reeleito Presidente Macron quase perde as eleições, se isso acontecesse seria um fato inusitado aos olhos do mundo, assim como foi a vitória da extrema direita na Itália. Cerca de 15 dias antes das eleições, a candidata da direita, Marine de La Pen, liderava as pesquisas com dianteira de 15 pontos percentuais. Ela defendia a saída da OTAN, o fim da migração, porque os migrantes estavam consumindo produtos sem trabalhar e gerando inflação e, os que conseguiam emprego, estavam “roubando” o emprego dos franceses que vivem momentos de desemprego e salários baixos. O que fez Macron? Prometeu aos franceses que diminuiria sensivelmente a onda migratória (Síria – Rússia – e outros países), invocou a tradição francesa e sua fidelidade aos sentimentos de liberdade oriundos da Revolução Francesa, exemplo para o mundo, assim como melhorar a condição de vida dos franceses através de “menos ajuda aos países pobres, mais ajuda aos franceses”. O interior da França é um “Vale dos Vinhedos” atrás do outro, no entanto, Paris, a Capital, está mergulhada em problemas sociais que, apesar da promessa do Presidente, estão longe de serem contornados. Dai a greve geral que paralisou o país. O Brasil está entre as grandes potencias mundiais porém, não está entre os países mais ricos como a França. Mas, o povo brasileiro está melhor que o povo francês. No Brasil só não investe quem não quer, na França não é bem assim.

O ÚLTIMO LANCE NA ITÁLIA

A Itália, o segundo país mais rico da Europa, era governado pela esquerda que defendia o “fora isso, fora aquilo”, ganhou a eleição a extrema direita a ponto de ressuscitar, como Senador, Berlusconi, condenado pela justiça e usando tornozeleira “de ouro”, enquanto solto. Esta semana ele defendeu que a Itália se afastasse da OTAN, a Primeira Ministra que fez, sozinha 26% dos votos, respondeu que “a Itália vai continuar na OTAN e os descontentes que se retirem”, se referindo a Berlusconi. Resumo da Ópera: se o Brasil tem problemas imaginem lá fora, teoricamente os países ricos não deveriam ter problemas, mas tem, piores que os nossos. Porque além de terem que cuidar de si eles cuidam, via OTAN dos países pobres e/ou oprimidos como a UCRÂNIA.

PANORAMA

A Cuba, do falecido FIDEL CASTRO, mergulhou em ruinas e provocou o reatar de relações comerciais com os EE.UU, de quem não queria ouvir falar. A Venezuela, presidida pelo MADURO, que se diz de esquerda, mas é um ditador, jogou o povo num estado de miséria a tal ponto de que, li esta semana, o Presidente querido do povo venezuelano é o Bolsonaro. Na Bolívia, há um caos econômico minimizado pelo gás que produz e vende, mas o povo está sofrendo. A Argentina, governada pelo Peronismo, sofre com a inflação de 10% ao mês do que deriva crise social, fome, desemprego, protestos, descrença. A direita se organiza para voltar ao poder. Esses dias, um brasileiro maluco deu um tiro em direção a Vice Presidente Cristina Kirchner, que é peronista e está em voltas com a justiça. Um milhão de pessoas saíram às ruas em manifesto de solidariedade a ela. Dá para entender? O Argentino parece a torcida do Flamengo “uma vez Flamengo, Flamengo até morrer”, “uma vez PERON, Peron até morrer”. Resumo da ópera: se fossemos, por opção, sair do Brasil, como os jovens pensam em sair, logo logo chegaríamos a conclusão de que “eu era feliz e não sabia”.

REALIDADE

Bento parece ter quatro Prefeituras: a MUNICIPAL, o HOSPITAL TACCHINI, a FERVI e o CIC. Todos com gestão própria, divorciados, não estamos de todo felizes, mas estamos bem! A última reunião da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIÃO DOS VINHEDOS (FERVI), foi muito tumultuada. Renova-se ou não o CONVÊNIO COM A UCS? Se não se renova como vamos indenizar a Universidade pelo que agregou de patrimônio? Se renovarmos, o que vamos exigir da UCS em contrapartida? E, quem vai negociar? Quem vai suceder, o Presidente Nestor José Caon que está deixando o cargo? E o futuro, “A DEUS PERTENCE”? Sentem a mesa, todos, tomem um bom vinho e se entendam, pensem na Bento do futuro. Nos últimos 15 anos o que construímos em Bento? Nada. O que conseguimos foram conquistas, a solidez saudável e exemplar do setor empresarial que dá sustentabilidade ao Município, a evolução do setor vitivinícola e a conquista de uma Deputação Estadual. Pasin provou uma coisa: NÓS PODEMOS! Mas, tem que fazer como ele fez: QUERER! E, IR BUSCAR!

CURTAS E PODEROSAS

• O mundo tá cheio de surpresas. Turista canadense foi tirar uma “selfie” nas Cataratas do Iguaçu, lado Argentino e, se foi água abaixo. Encontraram o corpo dele no lado brasileiro. Ele não aprendeu muito nos seus 60 anos de vida. Meu avô sempre dizia “o seguro morreu de velho”. Ele não ouviu.

• Para as empresas brasileiras, segundo pesquisa, transformação digital depende da força do trabalho. Nove em cada dez líderes de negócios consideram suas pessoas como seu maior ativo no processo de transformação digital. Quero estar à altura, vou deixar de lado essa mania de “querer viajar” e aprender a “ligar o computador”. Tô na briga!

• Os bombardeios russos fizeram com que a estrutura energética da UCRÂNIA fosse atingida e o país ficou sem energia, aquecimento e água. O inverno está se aproximando, os ucranianos vão sofrer terrivelmente com o frio e com os bombardeios que continuam e, não vão cessar. A UCRÂNIA não me sai da cabeça. Nem as palavras do LULA que diz “vamos ter picanha” me confortam!

• Quatro dos ex-secretários de LEITE eram do PP. Deixaram o Governo porque o partido solicitou em razão de ter candidato próprio a Governador, HEINZE. O PP manifestou apoio a ONYX mas estes Secretários manifestaram, esta semana, apoio a LEITE, o que agravou ainda mais a crise no PP. PP, MDB, PDT e PTB estão em “frangalhos”. A ala do MDB, que apoia LEITE, sonha em retomar o Piratini. Depois de LEITE, PSDB, o Vice Souza, que é MDB, será candidato a Governador com o apoio de LEITE, coisa parecida com aqui em Bento, com DIOGO, PSDB e AMARILDO, PP. Mas, pelo que se ouve falar, Amarildo, tal qual o MDB no estado, vai ter que esperar pois DIOGO, que vê que “o mar lá fora não tá pra peixe”, será candidato a reeleição. Quem viver verá!

• O Brasil está entre os 30 países do mundo com a gasolina mais barata. Tá em último, mas está entre eles.

• De janeiro até agora 139.631 pessoas embarcaram no aeroporto de Caxias do Sul, 33% a mais do que o mesmo período no ano passado. Fato evidencia a importância do aeroporto regional. “Ma gavemo bisonha de estrade” eu ouvia os líderes Barraconenses (Barração) falar nas bodegas, nos finais de semana, nos tempos de guri.

• “A bondade de RENAN não caberia dentro do ataúde em que ele está” disse José Zoertéa, ex vice Prefeito e ex Superintendente do SENAI no RS, que trabalhou 24 anos com o grande líder.

• A Doutora Keterina Kurteev (Russa ou Polonesa?), da Califórnia, Estados Unidos, removeu, de uma pessoa que ela qualificou de “distraída”, 23 lentes de contato perdidas dentro de um olho só. O fato entrou para o livro GUINNESS de recordes.

• Li, em algum lugar: “independente do resultado de quem ganhar, uma coisa é certa. Só vai comer quem trabalhar. Segundo ouvi, de líderes sindicais e de lideranças empresariais, temos em Bento Gonçalves um ativo de mão de obra disponível de duas mil pessoas. Mas que, metade delas não querem trabalhar e, a outra metade, não quer se qualificar. Será que eles estão entre os que tem fome?

• A maior “parafernália” de viaturas e policiamento nas ruas de Bento aconteceu durante o evento esportivo ciclístico no fim de semana que passou. Saiu todo mundo da toca na Brigada, na Guarda Municipal, acho que até no corpo de bombeiros. Transitando no meio deles, os ciclistas, no Vale dos Vinhedos, vi uns “retardatários”, fazendo um esforço muito grande “riva em su”, abri a janela do carro e gritei “precisa de ajuda”? Não, foi a resposta, vi ali a força da superação. Meu sonho é descer a rota do sol, começando onde começa a descida, com minha super Monark zero marchas. O plano é leva-lá de camionete até onde começa a descida, ai largo a nave mãe (camionete) e, é tudo comigo. Pelos meus planos pararia, sem muito esforço, em Arroio do Sal. Não sem antes fazer várias paradas técnicas, para comer banana, para tomar suco de cana, para comer abacaxi, para comer umas comidinhas. O problema? Não tem acostamento e, atrás de ti, sempre vem um bi-trem, tri-trem, quadri-trem, cheios de torras de madeira, apavorantes. Como não sou um Dr. Danilo Baldi, super ciclista que faz 140 quilômetros assoviando, e cortando caminhos no meio do mato, tô pensando no caso e, a bici, tá lá esperando, olhando pra mim como que a dizer “covarde”. Covardia não, instinto de preservação.