Bombas de todo o lado

FAIXA DE GAZA JOGA BOMBA EM ISRAEL, ISRAEL JOGA BOMBA EM GAZA. Nesse bombardeio mais de 2.500 pessoas estão mortas, um grande número de crianças Judias, foram degoladas, outras tantas mortas, o HAMAS, grupo terrorista que domina GAZA, cujo território pertence a ISRAEL, não escolhe forma de matar, ninguém por lá poupa os judeus. Após a segunda guerra, os judeus que sobreviveram, e que não estavam entre os 6 milhões de mortos pelos nazistas, foram divididos em CAMPOS PARA PESSOAS DESLOCADAS, espalhados pela Europa, eram em torno de 250 mil, entre os quais, uns que não teriam para onde ir. Ninguém os queria na Europa, a ONU então decidiu que eles seriam levados a uma área de possessão inglesa no oriente médio, a Palestina, e criou o ESTADO DE ISRAEL, em 29 de novembro de 1947, dividindo o que era inglês em uma zona de judeus e outra de árabes. Em 14 de maio de 1948, ISRAEL declarou sua independência e, a partir dai os problemas se agravaram, pois a Palestina também quer sua independência. Lembro de quando eu era guri, do drama desses judeus acampados e o embarque deles em navios rumo a israel. Situação está deixando o mundo perplexo, a ONU está sem forças para agir então, que se matem, solução simples. Eu torço pelos judeus, assim como torço para que a Palestina também seja independente, essas negociações estão intermináveis, o grupo terrorista é contra esse entendimento, quer acabar com Israel.

O bombardeio daqui

Por aqui, o Presidente do Legislativo Rafael Pasqualotto não jogou bombas de verdade na Prefeitura, mas jogou duas ambulâncias “velhas e imprestáveis” segundo ele “na cabeça do Prefeito Diogo”. Alegou o Rafael, em LIVE que “esses veículos vão a Porto Alegre e ficam no caminho e, quando chegam lá, não conseguem voltar, por deficiências mecânicas”. Não houve mortos e feridos nesta “guerra” entre o Presidente e o Prefeito, mas as relações estão tensas, muito tensas, sem chance, no momento, de entendimento, estão como ISRAEL E PALESTINA. A oposição, oculta e desarmada, por enquanto tá dando risadinha ao contemplar o FOGO AMIGO, o PP de Rafael e o PSDB de Diogo estão coligados.

Ninguém gosta de ambulância

Um dia, minha mãe, hoje já falecida, pediu para que eu fosse conversar com ela, um pedido inusitado pois eu a visitava com frequência. Chegando lá ela falou: “Henrique, tenho um pedido para te fazer, nunca mais me coloca dentro de uma ambulância”. E eu, “porque mãe, o que houve”? “Me levaram a Porto Alegre para fazer um exame, caí da cama duas vezes, não tinha água e eu com sede, o motorista corria adoidado”. Eu não disse a ela que eu não tinha sido o autor da ideia, ela teve câncer de mama, precisava ir fazer o exame, mas o transporte pelo Tacchini, não podia ter sido tão traumático. Esses dias, um funcionário de uma empresa, mesmo usando óculos de proteção, teve uma vista afetada, tipo pequeno acidente de trabalho. Levado até a UPA, deslocaram o rapaz com uma ambulância até Porto Alegre, no HOSPITAL BANCO DE OLHOS, conceituado Hospital, onde foi constatado que fora apenas um probleminha curável através de um “coliriozinho”. Precavida, a empresa furou a fila de clientes de um OFTALMO e levou o rapaz até lá, realmente não tinha gravidade. O médico disse que “não tem OCULISTA na UPA, a Prefeitura não faz convênio com nenhum deles”. Porque é que eu estou contando essas coisas? Porque eu defendo que os serviços de saúde, tem que ser mais humanizados, eu disse mais, NÃO DISSE QUE NÃO SÃO. Lembram que eu falei da coleta de sangue com a agulha de nenê? A bem da humanização a coleta de sangue dos idosos, não só dos nenês, deveria só ser feita “com agulha de nenê” (fininha), como definiu a enfermeira.

O Esquadrão Bafômetro

Acidente aqui, acidente ali, e os organismos municipais de segurança, deflagraram a OPERAÇÃO BAFÔMETRO. A ação intimidatória deu resultado embora tenham pego “só lambari”. Agora estou na espera da OPERAÇÃO MELHORA TRÂNSITO, assim como a OPERAÇÃO SEGURANÇA pois não é possível aceitar que uma cidade de 130 mil habitantes, contabilize 30 homicídios de janeiro a setembro, quer dizer, em 9 meses. Se há quem aceite a tese de que bandido está matando bandido, consequentemente, por razões lógicas, também pode-se dizer é aceitável a tese de que estamos produzindo bandidos em certos bairros. Então, GENTE, “DEIXEM A GENTE BEBER UM COPO DE VINHO”, vão cuidar também do trânsito, “das fábricas de delinquentes”. Comecem tirando aquelas estacas das auto escolas do meio de uma das principais avenidas de entrada e saída da cidade, ou, adotem o princípio da isonomia, permitam que a minha empresa também fique estacadas na via pública. E, também, tirem aqueles ônibus estacionados na via pública dificultando o tráfego pesado em frente a Hotéis. Uma sugestão: tem a “RUA COBERTA”, porque não fazer aí um terminal de carga e descarga de passageiros e bagagens, dos hóspedes dos hotéis que ficam a 50 metros do local? Ali, os ônibus, não atrapalhariam ninguém e, aquele “lugar patético”, teria vida. Fundamento: no exterior, em 60% dos hotéis tu carrega tua mala, de duas a cinco quadras pelas calçadas, porque não 50 metros aqui? Nas pequenas coisas, as grandes coisas!

Bomba no Estado

Há uns 60 dias o GOVERNADOR LEITE anunciou que, dos 4 bilhões decorrentes da venda da CORSAN, 500 milhões ele aplicaria com estradas. Nesta segunda, ele esteve palestrando para os empresários de Caxias e disse que vai investir 250 milhões em ligações rodoviárias, incluindo uma nova estrada, do aeroporto de VILA OLIVA a CANELA – GRAMADO, bem como em melhorias do sistema viário, no entorno de Caxias. Em BENTO, o Governador deu 5 milhões para a ciclovia, de 1,5 quilômetros, no Vale Vinhedos, e a ligação asfáltica FARIA LEMOS – VALE AURORA, onde vai gastar torno de 15 milhões, um pouquinho mais, talvez. Para a remodelação da FUNDAPARQUE foram 5 milhões. Mas, a intenção do Governador foi tornada pública antes do desastre ecológico do Antas. Ainda em Caxias, nesta segunda, as lideranças do município, pediram ao Governador que tenha “sensibilidade”, ele respondeu que sensibilidade ele tem, o que ele não tem é dinheiro. Por outro lado, ele afirmou que “queremos estradas, mas precisamos também de capacitação de mão de obra, de segurança pública”.

O rombo do Estado

O Estado deve para a União 92 bilhões de reais, fez um acordo para pagar a dívida, mas está alarmado com o reajustamento das prestações que vai deixar o estado, de novo, carente. Gasto o dinheiro da CORSAN, vamos voltar a nossa condição de pobreza, o estado vai terminar o ano com déficit nas contas públicas e já sinaliza que em 2024 terá um prejuízo em torno de 2,8 bilhões de reais. Um desastre, vamos continuar, ainda por muito tempo, vendo o desenvolvimento invejável de Santa Catarina e Paraná. Cantar o HINO DO RIO GRANDE nos estádios de futebol ajuda? Faz bem para o espirito e então, vamos lá, mas, quem vai ajudar o Governador que, para tranquilizar, assegurou “os salários do funcionalismo não vão atrasar”.

Os Macho Men

Em Porto Alegre, semana que passou, um homem, depois de três anos de relacionamento e 30 dias de separação da mulher, que não quis saber mais dele, proibido de chegar perto dela teve uma ideia “nada brilhante” e vingativa. De madrugada, ele foi munido de uma bombona de 30 litros, a um posto de combustível, encheu de gasolina e foi até a casa da Ex e, por cima da cerca despejou o combustível no carro dela. Depois, simplesmente tocou fogo, acabou com o carro e duas janelas da residência. Na mesma noite, a polícia o trancafiou no xadrez. De janeiro a junho o Brasil registrou 3.060 novas ações penais por violência sexual contra as mulheres, dados são do site ESCAVADOR. Elas se apropriam de 37% da renda gerada no Brasil, mas são responsáveis por 52% das horas trabalhadas, considerando a atividade doméstica e o trabalho. Mesmo assim, ainda tem que ser protegidas pela LEI MARIA DA PENHA. E mais: tem que guardar o carro dentro de uma garagem, porque se deixar ao ar livre o ex “toca fogo nele”.

Bento nos seus 133 anos

11 de outubro de 2023, Bento festeja seus 133 anos. Se olharmos para o alto, a gente vê balões ilustrando-a, parecem botões de rosa num jardim. Se olharmos para baixo, bah, nosso jardim tem espinhos (problemas), nossos roseirais têm invasão de formigas (drogas), falta de adubação (mão de obra qualificada). Mas, vamos lá, o poeta GIBRAN dizia que “deve-se apreciar as rosas apesar dos espinhos”. E todos nós estamos felizes por viver nesse jardim chamado BENTO. A propósito, gostei da foto do PREFEITO DIOGO E DO VICE AMARILDO tirada em meio ao jardim, todos sorridentes com a BELEZA DAS ROSAS.