AS PESSOAS ESTÃO VIVENDO MAIS. SAIBA COMO

Lucile Randon era a pessoa mais velha do mundo (de quem se tinha um registro claro) quando morreu em janeiro aos 118 anos. Conhecida como Irmã André, a freira francesa testemunhou duas guerras mundiais, a chegada da humanidade à Lua e a era digital. O caso dela continua sendo uma exceção, dado que a expectativa média de vida no mundo é de 73,4 anos. No entanto, a cada dia que passa as pessoas estão vivendo mais, e a longevidade média deve ultrapassar 77 anos até meados deste século, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim como a expectativa de vida aumenta, a taxa de natalidade diminui, o mundo já tem mais gente acima dos 65 anos do que pessoas abaixo dos cinco anos, embora a situação varie muito de um país para o outro. Enquanto em Mônaco a expectativa de vida é de 87 anos, na República do CHADE, na África Central, é de apenas 53. Os países que fazem parte do ranking com maior expectativa de vida, tem algo em comum: alto nível de renda. Mas há algo mais que os une: o tamanho. “O que eles compartilham é um alto padrão de vida, acesso a bons serviços de saúde e educação, mas não é uma seleção aleatória”, diz Gerland em conversa com a BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC. Alguns padrões que teoricamente poderiam explicar por que essas populações apresentam uma longevidade maior e qualidade de vida melhor do que o resto do mundo. Eles possuem um propósito de vida; cultivam os laços familiares; reduzem o estresse interrompendo o ritmo normal da rotina; comem sem atingir a saciedade; adotam uma dieta balanceada; consomem álcool moderadamente; praticam exercício físico regularmente; ´possuem um forte senso de comunidade; e, fazem parte de grupos que cultivam a fé ou a religião.

PODEROSAS

• As 4 comidas que são reconhecidas como patrimônio histórico do Brasil: ACARAJÉ BAIANO – QUEIJO MINEIRO – DOCINHOS DO RS. Quem diz é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

• BAHIA DO SANCHO, em Fernando de Noronha, foi eleita, pelos turistas, “a praia mais linda do mundo”.

• Capão da Canoa, terá uma rua coberta estilo Gramado, com atrações gastronômicas e operações comerciais, NO CENTRO DA CIDADE. Deverá ficar pronto em torno do mês de agosto e vai funcionar o ano inteiro. O projeto é assinado pela AURIS GROUP especializada em empreendimentos de alto padrão.

• Na Zona Oeste do Rio um caminhão de galinhas vivas tombou na estrada, e elas ocasionaram A INVASÃO DAS GALINHAS, Spielberg faria um filme com este nome. Sim, porque do fato decorreram alguns incidentes. A procura por galinhas desaparecidas; pelas galinhas transgressoras; e pela ação da polícia para prender os saqueadores das galinhas. Foi um DEUS NOS ACUDA, com ninguém reclamando de trabalho escravo ao correr atrás das galinhas e fugir da polícia.

• Uma juíza de São Paulo determinou a apreensão do passaporte e da carteira de habilitação, assim como a penhora de um casaco e um par de tênis Louis Vuitton, de uma mulher que tinha uma dívida trabalhista há 13 anos e não pagava. “Não quita sua dívida porque não quer”, sustentou a juíza. Casa com piscina, roupas e bolsas, a mulher mostrava tudo isso nas redes sociais, ostentando o seu padrão de vida sem pagar a ex-empregada.

• Olha aí gente, a partir de agora, as regras do ministério da agricultura determinam que só pode ser chamado de BACON a mercadoria feita da barriga de porco. Outros cortes devem ter na embalagem especificado se é BACON ou se é BACON DE PERNIL, assim por diante. Ficou estabelecido também que tem que constar no rótulo em que temperatura o produto deve ser mantido. PALMAS!

• Fui jantar no DI PAOLO e, na volta, na PIPA, fui flagrado pelo BAFÔMETRO da polícia federal “atuando fora da sua jurisdição”, PRESUMO. A policial, uma baiana paciente, cordial, lavrou a ocorrência. No meu lado, um “borracho” assoprava aquele negócio, eu me recusei a colocar minha boca naquilo. Questão de saúde pública. Por falar nisso, estudos indicam que 90% do álcool consumido é absorvido na primeira hora, isso para uma latinha de cerveja de 200 ml. Quanto mais álcool mais tempo e, aí, vai saber, o tempo depende de organismo para organismo. O recomendável é aguardar 12 HORAS. Umas redes na área verde do DI PAOLO, cairiam bem!

• Polícia está atrás de descobrir que carne humana é aquela, que um jovem brasileiro carregava na mala, identificação da carne foi feita pelo Instituto de Medicina Legal de Lisboa. O rapaz que embarcaria para Belo Horizonte foi detido no aeroporto, porque apresentou o cartão de identidade italiano e outros documentos de identificação em nome de terceiros. Tem mais uma desse gênero: o corpo de uma modelo foi achado desmembrado, cozido e guardado na geladeira em HONG KONG. Ela e o marido disputavam uma fortuna de 66 milhões de reais. No local em que estavam os restos da jovem foram encontrados motosserra, luva e máscaras. A cabeça e o tronco não foram encontrados. ROBE DE MATI, diria me NONO.

• Lideranças de Bento foram a exaustão para provar que a FORMIGUINHA (nossa linda, por dentro e por fora, BENTO) não é o ELEFANTE MAU que pintaram.

• DIANNE GORDON, na foto com seus netos, tem 65 anos, mora em MICHINGAN, nos EE.UU. O carro dela quebrou e ela andava 4 quilômetros, de casa para o trabalho, pois estava sem dinheiro para consertar. Em janeiro, enquanto comia um lanche no posto de gasolina, encontrou uma sacola com 15 mil dólares dentro, cerca de 80 mil reais. Ela devolveu o dinheiro “não era meu”, disse. O dinheiro era de um casal recém-casados. A notícia se espalhou e a comunidade criou uma vaquinha para ajudar a vovó honesta. Arrecadaram, numa semana, 60 mil dólares, cerca de 310 mil reais. A vovó comprou um carro novo e disse que “agora ficou mais fácil de ir para o trabalho visitar meus netos”.

FLAGRANTES

• Se cuidem nas estradas. Olhem o estado que ficou o carro desta família, após acidente na MS-040. Morreram todos.

• A Prefeita de Santa Teresa, Gisele Caumo, retornou de maratona em Brasília, visitando Ministérios, Deputados e Senadores, com o objetivo de trazer recursos para o Município.

• Os cientistas revelaram a sua lista das cidades mais bonitas do mundo, de acordo com a proporção de ouro, a medida matemática clássica grega para determinar a beleza de um objeto ou pessoa. E a cidade mais bela do mundo é CHESTER, uma cidade no noroeste do Reino Unido que foi fundada pelos romanos no século I d.C. Oferece uma impressionante viagem através do tempo, foi fundada a 2000 anos como DEVA, um campo da 20ª Legião, restos como as muralhas da cidade e o anfiteatro são testemunhos disso. Os cientistas escolheram CHESTER como a cidade mais bela do mundo porque tem a maior percentagem de edifícios (83,7%) que se conformam com a proporção de ouro. A proporção de ouro é utilizada como barómetro de beleza e numericamente é uma proporção de 1:1.618.

• Depois de tanta polêmica envolvendo a vitivinicultura e sua mão de obra, voltam a sobressair-se nossos inestimáveis valores. Na foto linda, a Presidente do CIC Marijane Paese, nos parreirais da família, em Pinto Bandeira.