O AMOR ESTÁ NO AR

Vem aí o DIA DOS NAMORADOS, que está atrelado a seu Santo protetor SANTO ANTÔNIO e que será cantado, em prosa e verso, pelos SHOWS DA FENAVINHO. O amor, hoje, não é mais puro na essência diante do FICAR, TRANSAR, dos NUDES, ainda ontem li, uma pesquisa concluiu que 38% das mulheres que aceitam convite para sair o fazem pensando apenas que vão “comer de graça”. Uma das mentes brilhantes que Bento teve foi o Pe. Manica. Eu admirava o brilhantismo dele, mas bati muito de frente com algumas de suas posturas. Ficamos um tempo “divorciados”, mas quando de sua morte, eu já estava em “paz celestial” com ele há muito tempo. Nos nossos encontros debatíamos profundamente questões culturais, religiosas, educacionais. Inclusive, quando ele estava “um tanto carente”, foi-lhe dado um apartamento no 7º andar do Hospital Tacchini, em contraprestação ele exercia as funções de Capelão do Hospital. Eu o visitava com frequência, digamos uma vez por mês, talvez mais. Um dia falávamos de poesias, e eu disse: “Padre tem uma poesia que é minha preferida, é mais que uma poesia é um poema”. Ele disse “gostaria de vê-la”. Num outro encontro eu a declamei e de imediato ele disse: “quem escreveu esta poesia foi o Cardeal da Nicarágua, Ernesto Cardinal”. Vejam a foto, o próprio Pe. Manica fez a observação do nome do autor, na cópia da poesia que lhe mostrei. Duas coisas me impressionaram: como um Cardeal escreveu uma poesia de tamanha beleza e significado e, como o Pe. Manica sabia, não só declamar a poesia, mas, também, quem a escrevera? O fato me impressionou e o momento não mais esqueci. Estou, em homenagem aos namorados, publicando a poesia, tenho certeza de que vão gostar.

AMOR PERDIDO

Ao perder-te eu a ti
Tu e eu temos perdido
Eu porque tu eras
O que eu mais amava
E tu porque eu era o que
Te amava mais

Porém de nós dois
Tu perdes mais que eu
Porque eu poderei amar
A outras como amava a ti
Porém a ti não te amarão
Como te amava eu.

(Ernesto Cardinal – Arcebispo Nicarágua)
(Texto traduzido)

O MEU ENCANTO

Certa ocasião eu estava em PARIS, mais precisamente em MONTPARNASSE, o encantador “bairro dos pintores”. De repente dei de cara com o mini quadro da foto, uma bela ragazza com um copo de vinho na mão. Também em homenagem aos namorados, estou publicando adicionando outra poesia que também está no meu acervo das mais belas que já li e declamei. Vale lembrar que eu ganhei um concurso municipal de declamação, declamando uma poesia em homenagem a mãe morta, falo do assunto porque minha mãe, que já se foi, continuará sempre sendo “minha namorada preferida”.

ELA

Coisa mais bela,
Ela,
Flor do campo, singela,
Ela,
Enche meus olhos, exagera,
Ela,
Me seduz, me congela,
Ela,
Suave, feito luz de vela,
Ela,
Me alucina, me atropela,
Ela,
E eu a amo, sou só dela,
Ela.

Felipe Milano

SANTO ANTÔNIO CASAMENTEIRO

Sou devoto de Santo Antônio, visitei sua Basílica em PÁDOVA, cidade onde ele chegou (nasceu em Lisboa, Portugal) depois da peregrinação operando milagres, muito doente, numa carroça puxada por uma junta de bois. Sua canonização foi uma das mais rápidas da história. Como devoto não me lembro de ter solicitado, especificamente, uma ajuda dele a não ser um diário “cuida de mim” o que já é bastante. SANTO ANTÔNIO não é, propriamente, um Santo Casamenteiro. Também é, segundo ELAS, um Santo que ajuda a encontrar coisas perdidas. Bento respira Santo Antônio, até quando não sei porque a proliferação de movimentos tidos como religiosos é grande. Mas, diante das carências de amor, não tem essa de apelar pra “todos os Santos”, como faz a torcida do INTER, o negócio é mesmo com o CASAMENTEIRO. Aqui, no meu lado, está a Da. Marlene, perguntei a ela se ela é devota, veio um firme SIM, perguntei porque, ela disse “quando perco as coisas ele me atende”. Mas, se eu publicasse nessa coluna o nome de viúvas, coroas, moçoilas, que procuram um parceiro ideal, provaria que realmente SANTO ANTÔNIO é um Santo tido como casamenteiro. Então lá vai, abaixo, a oração a SANTO ANTÔNIO, tenha ela sempre ao seu lado e, ACREDITE, “vai que dá”, o Santo tem atendido uma infinidade de pessoas.

Oração a Santo Antônio

“Meu grande amigo Santo Antônio,
tu que és o protetor dos namorados,
olha para mim, para a minha vida,
para os meus anseios.
Defende-me dos perigos,
afasta de mim os fracassos,
as desilusões, os desencantos.
Faz que eu seja realista,
confiante, digno(a) e alegre.
Que eu encontre um(a) namorado(a)
que me agrade, seja trabalhador,
virtuoso e responsável.
Que eu saiba caminhar para o futuro
e para a vida a dois
com as disposições de quem recebeu de Deus
uma vocação sagrada e um dever social.
Que meu namoro seja feliz
e meu amor sem medidas.
Que todos os namorados
busquem a mútua compreensão,
a comunhão de vida
e o crescimento na fé.
Assim seja”.

A CRISE DAS MONTADORAS

Venho falando há horas que a capacidade do povo brasileiro comprar automóveis chegava ao fim, que a população estava empobrecendo, perdendo, cada vez mais, qualidade de vida, e que também estava se endividando cada vez mais. Hoje, 43,85% dos brasileiros (71,4 milhões) estão endividados 732 mil a mais do que em março. Bruno Miragem, da Ordem dos Advogados do Brasil, diz que “falta educação financeira às pessoas”. Não é isso não Doutor, cada um sabe onde aperta o seu sapato, o que está acontecendo é que as pessoas estão querendo viver com mais qualidade de vida, estão gastando mais em alimentação, com seu automóvel, com viagens, passeios e lazer, diante do fato de que mais não vão poder ter. Para ter esses “prazeres da vida”, muitos, botem muitos nisso, se endividam. Como se isso não bastasse estamos seguindo o caminho preconizado pelo historiador Yuval Harari, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém que diz que “até 2050 vai surgir uma nova classe de pessoas: a dos inúteis, pessoas que não serão apenas desempregadas mas que não serão empregáveis”. O Presidente LULA está socorrendo a indústria automobilística, a débito dos caminhoneiros que terão o preço do diesel aumentado. A GM de Gravataí, por exemplo, deu férias coletivas a seus 7 mil funcionários. Isso não vai resolver, o problema das montadoras, se resolver através da aquisição de carros a preço promocional, vai elevar o índice dos endividados.

CURTAS E PODEROSAS

  • Às vezes eu me belisco para ter certeza do que está acontecendo é verdade. Vejam o que aconteceu nos Estados Unidos: John Runpel, um rico empresário tinha um avião Cessna. Nele embarcaram um piloto, a filha adotiva do empresário ADINA, a neta de 2 anos e meio e a babá. O que fez o piloto? Foi sobrevoar o espaço aéreo da CASA BRANCA em Washington DC, onde estava o Presidente. Diante da violação, poderosos caças F-16 partiram em perseguição, constatando que dentro do avião estavam todos inconscientes. Porque o avião, que se espatifou numa montanha, foi violar o espaço aéreo da CASA BRANCA? Porque estavam todos desacordados? Despressurização, suicídio ou assassinato seguido se suicídio? Um mistério que a investigação vai desvendar.
  • Sabem aquelas três crianças e um bebê que sobreviveram a queda de avião na Colômbia em cujo desastre a mãe e o piloto morreram? Depois da procura por 16 dias elas foram encontradas abrigadas numa aldeia indígena. Milagre!
  • O Dr. CRISTIANO ZANIN, que cobrou de LULA um milhão e meio de reais para defende-lo na LAVA JATO, foi nomeado, pelo Presidente, Ministro do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Simples assim.