É IMPORTANTE SABER

• Mulher de 109 anos afirmou que para viver mais tempo o segredo é evitar os homens. É uma “verdade” absoluta ou relativa?

• A Colômbia tinha, em 2020, 143.000 hectares de coca semeados, que produzem 1.228 toneladas, estima ONU. Em 2021, autoridades do mundo todo, unidas, apreenderam 470 toneladas de entorpecentes. O Brasil está nessa frente de batalha.

• Chegou o dinheiro, 1,5 milhões para pagar o Projeto do Aeroporto da Serra, em Vila Oliva, a obra, que vai custar 200 milhões, ocupando uma área de 445 hectares no distrito. Poderá permitir operações até de Boing 737-800, terá um terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas de veículos. Um gigante, bem adequado a uma região em que o turismo cresce vertiginosamente.

• Na Argentina, em 2020, porcentagem de meninos e meninas de até 14 anos abaixo da linha da pobreza aumentou de 52,6% para 53,3% em um ano. Entram Peronistas, saem Peronistas e o problema se agrava cada vez mais. Grupo político do ex-presidente MAGRI parece que está voltando ao poder, alijando a esquerda e colocando de volta a direita.

• Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nos últimos 16 anos o número de brasileiros obesos com mais de 20 anos dobrou. Entre as mulheres o índice passou de 14,5% para 30,3% nos homens de 9,6% para 22,8%.

• O Grupo Zaffari obteve a licença ambiental então, vem aí, o “Bairro Cidade” Boulevard Geremia, no Vale dos Sinos, numa área de 285 hectares.

• Vejam o que disse, numa sentença, o juiz Thiago Brandão, do Município de Santa Helena de Goiás, “no meu tempo de juventude um homem se relacionar com ‘putas’ era considerado fato de boa reputação, do qual o sujeito que praticava fazia questão de se gabar contando para os amigos e se tornando o “cara da galera”. Aqui em Bento, nos tempos de antigamente, era bem assim, o destino dos Senhorios era a rua Amazonas, onde ficavam nas BOATES, as “damas” comandadas pela Da. ZICA, notabilizando-se entre as “beldades”, a Lourdes e a Dilma. Quando elas vinham para a cidade “vestindo Prada”, era alvoroço.

• No interior de São Paulo um idoso de 72 anos ficou internado 191 dias num hospital, 100 dias intubado, para tratar COVID e complicações. Ao ter alta foi comunicado uma dívida dele com o hospital, era de 2 milhões e seiscentos mil reais. Meu avô diria “se no pagaró mi, pagara dio”!

• No RGS, 80% das empresas são familiares, mas só 30% sobreviveu à transição para a segunda geração da família e, apenas 5% para a terceira. Às vezes o sucessor quer muito estar na empresa mas o sucedido não deixa, é um processo que exige muito diálogo, disse um consultor.

O ENCANTADO MUNDO ANIMAL

Esses dias eu estava numa clínica-hospital veterinário. Sentado, aguardando vi passar diante de mim dezenas de pessoas com seus animaizinhos no colo, fragilizados e necessitados de assistência médica. Uma senhora, acompanhada da filha, veio lá do 40 da Graciema com seu Pet no colo, dizendo ao veterinário: lembra dele? Esses dias ele veio aqui porque uma cobra picou e agora, olhe só, alguém atacou e destruiu a cara dele coitado! O bichinho parecia ter saído nocauteado num ringue de box, deve ter defendido a propriedade e se dado mal, mas sobreviveu.

AS DIFICULDADES

Quem tem Pet em casa e tem um dinheirinho e muito amor por ele leva ao veterinário diante da necessidade e compra os medicamentos necessários – quase todos importados e caros. Mas, nas famílias humildes os Pets carentes, doentes, acidentados, não são levados aos veterinários, são maltratados, sofrem, são abandonados ou mortos. Se houvesse um local para acolhe-los, um local que tenha sustentabilidade plena, com forte participação da municipalidade, teríamos animais mais protegidos, tratados com mais humanidade. Crescem, no mundo inteiro os movimentos de proteção aos bichinhos.

Vejam como abandonaram o cãozinho no bairro Santa Rita, em Bento.

AUTOR DE AÇÃO

Justiça de CASCAVEL, em decisão inédita, deu permissão para cães serem autores de ações e processarem seus donos. Foi assim com o RAMBO e o SPIKE, cujos tutores os maltratavam. O caso está em desdobramento. Na FRANÇA, a venda de cães e gatos passou a ser proibida, com o objetivo de combater o crime contra os animais. Argumento: “animais de estimação não são nem brinquedos, nem mercadorias, nem produtos de consumo”. Apesar de 50% dos franceses terem um animal, mais de 100 mil animais sofrem abandono. Na Arabia Saudita, anualmente se realiza o FESTIVAL DE CAMELOS REI ABDULAZIZ. No deste ano, mais de 40 camelos foram desclassificados, “POR USO DE BOTOX E DE OUTROS RETOQUES ARTIFICIAIS”. Os juízes estão aumentando o controle e punições contra fraudes e maus tratos dos animais, até hormônios são usados para estimular os músculos e o botox e injetando nos lábios dos camelos.

UM LADO BOM

Se há maus tratos de um lado, de outro há crianças, adultos, famílias que tratam muito bem seus Pets. Observem na foto o menino coreano levando seu Pet passear de bicicleta. Na outra foto, o dono do burrico puxa a carroça com o animal, certamente cansado, na carona. A brasileira Carolina viajou para Madrid e levou seus cinco Pets que chegaram saudáveis. Em Contagem, Minas, um gatinho malandro foi trancado por menina de 4 anos, dentro de cofre da família. Bombeiros foram resolver o problema. Educar e respeitar, cuidar e tratar bem os Pets faz parte da educação infantil. Na foto, a pequena Ana Beatriz, filha do ex Prefeito Pasin, acariciando e dando amor ao pequeno burrico.

Meu adorável companheiro.
Onde eu vou eles vão, não importa onde!
Uma mão lava a outra.
O gatinho trancado no cofre pela menina de 4 anos sendo salvo pelos bombeiros.

A MENSAGEM DOS PETS

Os votos de Boas Festas do KIKO, mascote do SEMANÁRIO.
Fogos e artifícios torturam os animais. No estado estão proibidos, mas a transgressão existe e é significativa.