Cinco equipes do estado fazem parte dos embates, inclusive o Juventude, da Serra

Nesta última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2022. O evento está marcado para começar em 23 de fevereiro e conta com clubes de todos os 26 estados do território nacional, sendo cinco deles equipes gaúchas.

Na primeira fase serão 40 jogos com embates entre os 80 times que participarão do campeonato. Dez estão atualmente na Série A do Campeonato Brasileiro, o que faz com o nível da competição seja elevada e mais desafiadora para outros que estão participando pela primeira vez da Copa do Brasil. Entre os estreantes, Glória, de Vacaria, dos Campos de Cima da Serra, fará sua estreia contra outro gaúcho, o Brasil de Pelotas.

As fases da Copa

A CBF definiu que a Copa do Brasil de 2022 terá três fases, seguida por oitavas de final, quartas e assim por diante. No primeiro momento, os confrontos entre os 80 times serão mata-mata, em que aquele que tiver pior colocação no ranking da confederação será o anfitrião, logo, jogará em casa. Em contrapartida, a equipe com melhor avaliação terá a vantagem do empate, seguindo na disputa caso o placar fique igual.

Já na segunda fase, os jogos possuem regras semelhantes, com exceção da adição das cobranças de pênalti em casos de empate. É no terceiro momento da copa que mudanças maiores chegam, a começar pela adição de 12 equipes, somada as 20 que chegarem até essa etapa. Os nove representantes do país na Libertadores deste ano, os campeões das Copas Verde e Nordeste e o vencedor da última Série B entrarão nessa terceira etapa. Também é nessa fase que as partidas passam a ter jogos de ida e volta.

Os confrontos e o prêmio

Com a divulgação do sorteio e dos primeiros embates, os clubes gaúchos agora sabem quem irão enfrentar nesta estreia da competição de 2022. O Grêmio entrará em campo contra o Mirassol, uma forte equipe do interior paulista, que pode representar um perigo num primeiro momento para o Tricolor.

Já o Juventude, de Caxias do Sul, terá que enfrentar o Porto Velho, de Rondônia, um time que está em sua segunda participação e não conseguiu uma vitória da última vez que jogou. O Internacional terá que encarar o Globo, de Rio Grande do Norte, pela 13º chave da disputa brasileira. Outro jogo de destaque é entre dois gaúchos, Glória, em sua estreia, e Brasil de Pelotas, onde o vencedor poderá enfrentar o Vitória, da Bahia, ou Castanhal, do Pará.

A Copa do Brasil oferece duas grandes recompensas para o campeão: um prêmio na casa de R$50 milhões e uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2023. O último confronto está previsto para acontecer no dia 19 de outubro.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF