Edição deste ano contará com 12 equipes para a disputa do maior título estadual

Os times do Rio Grande do Sul se prepararam ao longo da pré-temporada para a chegada de hoje, 26, que marca o início do Campeonato Gaúcho de 2022. Caxias do Sul e Juventude, da Serra, irão entrar em campo contra o Grêmio e o Internacional. Ao todo, são 12 times que se enfrentarão entre si em uma primeira fase que segue até março, somando 66 jogos, a maior disputa entre clubes gaúchos de futebol.

Nesta edição, o formato é o mesmo da última, de 2021, tendo disputas entre todas as equipes em um primeiro momento para definir os quatro melhores colocados, que irão as semifinais. A partir dessa etapa final, todos confrontos terão jogos de ida e volta e sem critério de gol qualificado. As disputas da final estão previstas para 30 de março e três de abril.

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já anunciou que pretende usar o VAR, técnico de vídeo, a partir das semifinais do Gauchão. Além disso, desta vez haverá apenas uma lista de inscritos para a competição com o máximo de 45 atletas, podendo ter trocas até a penúltima rodada.

Tabela: ge.globo.com

Caxias x Grêmio

A equipe de Caxias do Sul, município da Serra, fará sua estreia de hoje no Campeonato Gaúcho encarando o atual campeão, o Grêmio. O jogo acontece na Arena, em Porto Alegre, às 19h. O grená vem forte para esta edição do Gauchão, já que aposta em equipe experiente para chegar longe na disputa.

O Caxias é conhecido como um clube de destaque nessa competição, pois conquistou o título em 2017 e 2019, e ficou com o vice-campeonato após a derrota pelo Grêmio na final de 2020. Para ajudar a manter o nível de qualidade do grupo, o caxiense passou a ser comandado pelo técnico Rogério Zimmermann, que tem a meta de realizar uma boa campanha no estadual e conquistar uma vaga na Série C do Brasileiro.

O novo treinador possui um histórico favorável a ascensões de times gaúchos, como é o exemplo do Brasil de Pelotas, que foi de Acesso do Gauchão para a Série B nacional. Recentemente, o técnico também teve história junto ao Esportivo, de Bento Gonçalves, quando assumiu em 2021 e conseguiu avançar até a terceira fase da Série D.

Além de Zimmermann, outro atleta que vai do Alviazul de Bento para o Caxias é o atacante Batista, que já trabalhou com o treinador no ano passado. Outros reforços também chegaram ao grená para compor o elenco, como é o caso do volante Amaral, campeão gaúcho pelo Novo Hamburgo e o meia Diogo Sodré, ex-Ypiranga.

Por outro lado, se a chegada de novos jogadores visa colocar o time nas finais, aqueles mais antigos do clube também focam em ajudar. Um deles, que tem obtido boa campanha, é o atacante Giovane Gomez, que está no grená há dois anos. Ao longo de 27 jogos, o artilheiro do clube de 2020 já marcou 20 gols. Ele e Batista disputarão a titularidade do ataque nesta edição do Gauchão.

Juventude x Internacional

Antes da disputa entre Grêmio e Caxias, o Juventude, que também é da Serra, enfrentará o Internacional. O confronto será hoje, na estreia da competição, no estádio Alfredo Jaconi, às 16h, sendo o primeiro jogo de todo Campeonato Gaúcho de 2022. O Ju vem de uma permanência na Série A do Brasileirão e usará o Gauchão como um termômetro para as próximas competições.

A diretoria do Alviverde espera que o clube chegue pelo menos às semifinais do estadual, ficando entre os três melhores da edição. A projeção se torna viável ao levar em conta a atuação do time no último Campeonato Brasileiro, que em 38 jogos, venceu 11, empatou 13 e perdeu 14. Esses números foram possíveis, mesmo diante das maiores equipes nacionais.

Graças a permanência na elite, o Juventude contou com orçamento maior para a reformulação no elenco desta temporada. O time está apostando em jogadores mais jovens, que possam dar um retorno ao investimento. Durante a pré-temporada, o clube caxiense manteve 13 atletas e supriu a carência com demais jogadores novos.

Ao todo, são 10 reforços até então. Entre eles, um novo goleiro, zagueiro, volantes, laterais, meia e atacantes. Paulo Miranda, zagueiro do Grêmio, deve se juntar ao time por empréstimo. Ricardo Bueno, atacante, é um dos que se manteve da edição passada. O atleta teve uma relevância grande para o Alviverde em vitórias fora de casa no Brasileirão 2021.

Na comissão técnica, o treinador Jair Ventura irá manter seu cargo no Ju. Ele comandou os jogadores nos últimos onze jogos da última temporada e foi elogiado por obter aproveitamento superior a 55%, conquistando cinco vitórias. Ele treinou equipes como o Botafogo, Santos, Corinthians, Sport e Chapecoense, e fica na equipe da Serra em 2022 para conseguir bons resultados.