Um termo de ajustamento de conduta entre a prefeitura de Carlos Barbosa e o Ministério Público Federal possibilita a disponibilização de medicamentos como a cloroquina e a hidroxicloroquina, no combate ao novo coronavírus na cidade. Os medicamentos só poderão ser administrados em pacientes que apresentarem os sintomas para a doença e buscarem atendimento médico para avaliação.

A disponibilização dos medicamentos visa, segundo a prefeitura, possibilitar a utilização das drogas como forma de alternativa de tratamento. “O objetivo em adotar essas medidas de prevenção, não é obrigar o uso dos medicamentos, mas sim disponibilizar aos profissionais da saúde como forma alternativa de tratamento. Será uma decisão única e exclusiva de conduta do médico e do paciente, através da assinatura de um Termo de Consentimento”, afirma a administração municipal.

Mesmo sem eficácia comprovada, as medicações já estão utilizadas em municípios da região, como é o caso de Bento Gonçalves, onde mais de 30 kits já foram distribuídos na cidade para pessoas que se enquadram nos perfis desejados e que tenham passado por consulta com profissional da saúde.