Restrições mais rígidas ocorrem após município permanecer na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do RS

A permanência do município na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do RS, fez a prefeitura determinar o fechamento de banheiros públicos, praças, parques, complexos esportivos públicos, academias ao ar livre, pistas de skate, entre outros. O objetivo é evitar ao máximo a aglomeração de pessoas. As medidas integram o decreto publicado na terça-feira, 21, data em que passou a valer a 11ª rodada do distanciamento controlado.

De acordo com a prefeitura, além de se adequar ao que preconiza o protocolo para cidades que permaneceram na bandeira vermelha, ou seja, risco alto de contaminação do novo coronavírus, a medida traz regras mais rígidas, em razão do crescente número de pessoas infectadas e internadas pela Covid-19 na cidade.

Além o fechamento de locais públicos, os setores do comércio e serviços precisaram se readequar às novas determinações. Pra o varejo, está proibido o acesso de clientes à parte interna dos estabelecimentos. Em caso de descumprimento, há possibilidade de aplicação de multa no valor de R$ 100 para pessoas físicas e os empreendimentos também poderão sofrer com penalidades que vão desde advertência até multa de R$ 2,3 mil e cassação do alvará de funcionamento.

De acordo com o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, o avanço da doença está acelerado e é necessário ações rápidas para conter o vírus. “Estamos tomando essas medidas para deter o avanço do coronavírus, porque a situação está muito grave na nossa região”, afirma o prefeito Antonio Cettolin. “O contágio está muito grande, nossa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) está 100% ocupada e temos sete garibaldenses na UTI. Nos municípios da região não é diferente. Por tudo isso, decidimos tomar essas novas medidas”, garante o chefe do Executivo.

Foto: Valéria Loch / Divulgação