Nesta semana, a formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul intensificou a instabilidade e o frio, principalmente nas regiões da costa Leste, litoral Norte e Serra. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta para ventos de até 110 km/h entre terça-feira, 17, e quarta, 18. Em Bento Gonçalves, a expectativa para hoje é de pancadas isoladas e máximas que não ultrapassam os 8ºC.

Na Capital Nacional do Vinho, a manhã já começou gelada, com os termômetros marcando 6ºC, algo que não deve mudar muito, pois a tarde deve registrar 8ºC de máxima. Uma precipitação fina de chuva também acompanhou o acordar de muitos bento-gonçalves, que irão presenciar esse fenômeno pelo restante do dia. Para esta quarta-feira, a previsão mantém a mesma condição meteorológica que hoje, sendo um dia frio e chuvoso, com máxima e mínima semelhante. Já na quinta, 19, o tempo começa a ficar mais firme.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, da Sala de Situação, está previsto que esse clima pode resultar em chuvas congeladas em alguns pontos isolados na Serra e neve nos Campos de Cima da Serra. A umidade que está presente no ar também ocorre por conta do ciclone, que trará chuvas para quase todas regiões do estado, com exceção da fronteira Oeste.

A condição irá melhorar apenas na quinta porque o ciclone extratropical irá começar a se movimentar, subindo até Santa Catarina. Isso fará com que a costa Leste gaúcha presencie uma melhorar no tempo úmido e chuvoso, apesar do frio se manter. As temperaturas geladas devem se manter na Serra e em outras regiões até o final de semana.