Temperaturas em Bento Gonçalves podem chegar aos 6ºC de mínima nesta quarta e quinta

Uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul ao longo desta terça-feira, 29 de março, e com ela chega mais um período de chuvas. A fronteira Oeste será a primeira a sentir a mudança climática, pois as nuvens carregadas se aproximam daquela região. Por lá, há chances de temporais, como em Uruguaiana, Santa Maria e, até mesmo, Bagé, que fica mais ao Sul do estado. Na região Central a meteorologia aponta chuvas mais fracas, sem grandes acumulados.

Para a Serra e Leste gaúcho, o clima ainda deve esquentar durante a terça, principalmente a tarde, onde pode haver sensação de abafamento em algumas localidades. Isso funciona como um prenúncio da chuva que está por vir nesta quarta-feira, 30, se deslocando de oeste a leste do território.

Em Bento Gonçalves, a temperatura iniciou em torno dos 17ºC pela manhã e deve chegar aos 30ºC durante a tarde. O clima deve ser bastante ensolarado e sem presença de nuvens. A virada para o tempo está prevista para este começo de madrugada, quando pode iniciar as primeiras pancadas de chuva.

Frente fria

Essa primeira frente fria do outono não vai trazer somente um período de precipitações, mas vai reduzir os termômetros, fazendo com que tenhamos um mini inverno dentro da estação intermediária. Em algumas cidades da Serra Gaúcha, como Bento Gonçalves, por exemplo, as mínimas podem ficar nos 6ºC nesta quarta e quinta.

Em outras regiões, como a Central, muitos municípios terão mínimas em torno dos 10ºC, como é o caso de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Cruz Alta. Somente a região metropolitana e parte do litoral sul podem segurar as mínimas por volta dos 16ºC, evitando o frio mais intenso.