Cliente razão de ser de qualquer CNPJ., ou seja, de todas as Empresas. Indústrias, comércio ou prestação de serviços. Menos do governo, pois para o governo nós somos CONTRIBUINTES, pagamos IMPOSTOS. O nome já diz, “imposto” obrigados. Aos nossos CLIENTES, não podemos impor nada, bem ao contrário, precisamos satisfazê-los, atender suas necessidades, já para o governo devemos pagar.

Cliente, razão de ser

Não existe Empresa sem Clientes. Mesmo as empresas filantrópicas precisam dos Clientes. As Igrejas “todas” precisam dos FIÉIS CLIENTES pagadores de carnes, do dízimo, das rifas, das contribuições espontâneas, das esmolas, tem até pipinhas de madeira para pôr as moedas, etc… Os clientes compram nossos produtos ou nossos serviços e pagam por eles. Pagando nos dão lucro. Com isto nosso negócio prospera e nós atingimos nossa realização profissional e pessoal. Portanto, o CLIENTE é a razão de ser, de toda e qualquer Empresa. Nem os sócios são tão importantes, estratégicos, quanto os CLIENTES.

Cliente é o Rei

Ouvimos esta expressão inúmeras vezes. Professores medíocres na Faculdade, na pós graduação e no MBA., pronunciaram esta frase, aos quais contrapomos e afirmamos. Cliente é o REI, desde que nos dê LUCRO, ao contrário, caso não nos derem lucro, são o DIABO, são a nossa ruína. Fizemos todas as vontades de nossos clientes “diabos” e falimos. Pagamos jantas nos melhores restaurantes, vamos com eles nas boates de luxo, proporcionamos viagens inesquecíveis, hóteis 5 Estrelas, mandamos presentes, pagamos propina, etc… Santa ingenuidade e ignorância.

Cliente bom e cliente ruim

Nos meios empresariais, indústrias, comércio e prestação de serviços, entre os executivos, gestores, gerentes, consultores, assessores, colaboradores, etc… Esta pergunta é rotina em cada reunião, em cada conversa, em cada definição de estratégia, em todos os momentos da vida de uma empresa. O QUE É CLIENTE BOM?
Cliente bom é aquele que compra bastante e paga em dia. Cliente bom é aquele que compra, paga e não reclama. Muito cuidado com isto, eles estão levando alguma vantagem nisto. Não são tom bons assim.

Ao contrário. Cliente bom é o CLIENTE QUE RECLAMA. Por que? Por que, ele compra nossos produtos, ele consome nossos serviços e nós não oferecemos bons produtos, nós prestamos um serviço péssimo, nós não repomos a assistência técnica, nós não damos retorno, aí ele reclama e nós no alto de nossa INCOMPETÊNCIA e ARROGÂNCIA, exclamamos:

Manda este Cliente a “M” ele só sabe reclamar. Sabem por que ele RECLAMA. Porque gosta de nossos produtos, porque necessita de nossos Serviços e quer ser bem atendido. Quer continuar a ser nosso Cliente.
Portanto Cliente bom é o Cliente que reclama.

CLIENTE BOM É O CLIENTE QUE RECLAMA, POIS QUER CONTINUAR A SER NOSSO CLIENTE. CLIENTE RUIM É O QUE NÃO RECLAMA E NOS TROCA PELO CONCORRENTE.