A redução no número de pacientes que ocupam leitos de internação e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Tacchini resultou na retomada de cerca de 80% dos procedimentos considerados eletivos. De acordo com a instituição, com a queda dos atendimentos nas estruturas do Pronto Socorro, a casa de saúde trabalha com 80% de sua capacidade normal de atendimento no centro cirúrgico. A expectativa é de que se a situação provocada pela pandemia de covid-19 se mantenha nesses níveis, a realização desse tipo de atividade pode chegar a 100%, incluindo também, o agendamento de procedimentos estéticos, como cirurgias plásticas.

Durante cerca de 15 meses, o Hospital Tacchini precisou reduzir em alguns momentos, suspender a realização das chamadas cirurgias eletivas para focar no atendimento dos pacientes infectados pela covid-19 e que chegavam à casa de saúde em estado crítico. Além das cirurgias eletivas, exames e tratamentos ambulatoriais também foram impactados no período onde o Tacchini passou a trabalhar acima da capacidade máxima de pacientes, chegando a 160% de ocupação no último pico da covid-19, registrado entre março e junho desse ano.

Conforme a instituição, a expectativa é de que nos próximos 90 dias, o volume de procedimentos cirúrgicos volte a chamada normalidade. Enquanto isso, as equipes seguem monitorando a situação da pandemia.

Foto: Arquivo Hospital Tacchini