Esteve presente na Tribuna Popular durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, a Sra. Laise Grzebieluckas, consultora de negócios da empresa fornecedora de energia elétrica RGE. Se fizeram presentes também representantes comunitários de locais do interior de Bento Gonçalves.

Por solicitação do vereador Ari Pelicioli (Cidadania), Laíse prestou esclarecimentos a respeito dos serviços prestados no interior do município, visto que localidades como Linha de Mari, Veríssimo de Matos, Linha Alcântara, Faria Lemos, São Pedro, Linha Natividade e São Valentim, dentre outras, têm sofrido com severas oscilações no fornecimento de energia.

Na oportunidade, a consultora salientou que maior parte dos problemas relacionados a falta de energia, são decorrentes da arborização, que em muitos casos excede a altura de 7,5m, o que faz com que as árvores se sobreponham e se enrosquem aos fios de energia, ocasionando problemas na rede elétrica.

Diante da situação, a RGE afirma que é responsável por realizar os trabalhos de podas (cortes), em todas as áreas de risco. A empresa menciona que 43km de podas de árvores foram realizados na região que abrange o interior de Bento Gonçalves.

Laíse esclareceu que a falta de energia nas localidades citadas, também está relacionada ao trabalho de manutenção, visto que para tal é necessário fazer o desligamento da rede.

Ainda sobre a atuação da empresa fornecedora de energia na região, a consultora de negócios afirma que a RGE deve investir cerca de R$ 5 milhões na infraestrutura, com a troca de postes de madeira por estruturas de concreto e também realizar melhorias na rede elétrica.

Nenhum projeto de lei foi submetido a votação na referida sessão ordinária. Entretanto, outras pautas foram levantadas durante as matérias do grande expediente. 

O vereador Agostinho Petrolli (MDB) solicitou à Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana, os horários de transporte coletivo que atendem e atenderão o distrito de Faria Lemos em caso de nova solicitação.

Os motivos segundo o vereador, são as constantes reinvindicações de moradores da localidade sobre a falta de itinerários que atendam a demanda. 

O vereador Rafael Fantin, o Dentinho (PSD), solicitou ao prefeito municipal através da secretaria competente, se há possibilidades de instalação de câmeras de monitoramento nas proximidades do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, na Linha Palmeiro. Segundo o vereador, o motivo da reivindicação é garantir maior segurança aos moradores e famílias do entorno.

Dentinho solicitou ainda à Secretaria de Saúde, que informe a respeito da possibilidade de instalação de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Imigrante, que é uma demanda de moradores.

Foto: Gabriel Pfeifer