A Prefeitura de Bento Gonçalves vem tentando diminuir a demanda reprimida de cirurgias eletivas de média-complexidade, que chega a uma fila de sete mil pessoas. Para atender esses munícipes e melhorar o atendimento, o poder público vem realizando, desde março, uma ampliação nos processos cirúrgicos.

Na última semana do mês passado, foram realizadas quatro cirurgias e pelo menos 60 pessoas foram encaminhadas para consulta médica, visando o procedimento no futuro próximo. Agora, a prefeitura planeja mais 10 cirurgias entre os dias 13 e 29 de abril, o que dará prosseguimento na ampliação desejada e diminuição de fila.

A Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, disse que essa retomada forte é importante para combater a estagnação de dois anos na fila de procedimentos cirúrgicos. Com a chegada da pandemia de Covid-19, muitas operações clínicas eletivas, ou seja, sem urgência, precisaram ser reagendadas e adiadas. Por um período indeterminado. “Nós sabemos da necessidade que as pessoas têm de realizar os atendimentos para melhorar a sua qualidade de vida e retomarem suas atividades e trabalho” salientou.