A Cinex sempre valorizou suas raízes e tem orgulho da sua terra. Por isso, quer mostrar a força e a coragem dos colonizadores que transformaram a cidade de Bento Gonçalves no maior polo moveleiro do país. Essa homenagem foi concretizada através do lançamento do livro “Século XX Memórias de Bento Gonçalves”, que concentra um grande acervo de imagens e depoimentos que retratam a incrível história da cidade. A obra foi apresentada em um evento para convidados, na noite de sexta-feira, 16, na sede da empresa.

“Esse é o resultado de um resgate de memória essencial. Por meio dele passamos a conhecer e entender a nossa origem, podendo projetar melhor o nosso futuro”, ressalta o presidente e fundador da empresa Cinex, César Cini.

A publicação traz para o leitor relatos e retratos de uma Bento Gonçalves bem diferente dos dias atuais. Além das imagens históricas e de acervos das famílias que foram protagonistas da época. Há ainda uma interessante iconografia, com rótulos, propagandas, placas e sinalizações da cidade. Os depoimentos dessas pessoas sobre o modo de vida, hábitos do cotidiano, lazer, relacionamentos familiares e festividades locais, o início da industrialização na capital moveleira e as transformações vivenciadas no século passado também fazem parte do conteúdo. O destaque vai para Aldo Cini que contribuiu na idealização e construção do projeto. “Tomo a liberdade de dedicar este trabalho a todos os cidadãos de nossa Bento Gonçalves, especialmente aos jovens, para que eles tenham certeza da fibra e tenacidade que marcam nossa trajetória como cidade. E para que os mais velhos possam olhar para trás e saborear o prazer de ter construído uma obra tão bela”, assegura Cini.

A obra possui 2 mil exemplares e foi realizada com recursos da Cinex, como parte do seu projeto de legado para a região. Feito por muitas mãos, teve à frente uma grande equipe, os textos (jornalista Ana Augusta Rocha e da historiadora Assunta De Paris); o projeto gráfico (CN Design); além da colaboração do jornalista e colunista desse jornal, Itacyr Luiz Giacomello, e da Relações Públicas e colaboradora Cinex, Cláudia do Nascimento Bergamini. O material será distribuído em escolas e instituições da cidade a partir do mês de junho. Para mais informações e acesso a um arquivo fotográfico completo foi criado o site, www.memoriasdebento.com.br.