No último ano, cerca de cinco atletas sofreram acidentes ao conduzirem suas bicicletas em Bento Gonçalves. Manifestação do último final de semana reuniu cerca de 400 pessoas e foi em favor de um trânsito seguro para todos

Na tarde do sábado passado, 16, cerca de 400 pessoas se reuniram na rua Ernesto Sandrin para protestar contra o recente acidente envolvendo três ciclistas no sentido Bento-Garibaldi. Além disso, a ação ocorreu em prol da segurança no trânsito. A Associação Bento-Gonçalvense de Ciclismo (ABC) Concresul foi quem organizou a manifestação.

Segundo o presidente da associação, Leonardo Marca, no último acidente ocorrido, cinco ciclistas estavam em deslocamento na BR 470. “Infelizmente, o motorista não prestou socorro. As vítimas foram Anderson Rossi, Andrei Ferro e Mateus Poletto Luchese”, lembra.

Além disso, em 2020 também aconteceram outros problemas de trânsito, que afetaram os atletas. “Podemos citar outro acidente onde o motorista não prestou a atenção ao abrir a porta do veículo e atingiu a ciclista que vinha no sentido da via. O local foi nas imediações do Shopping L’América”, relata.

O cilista Lucas Ranzi também sofreu um acidente, desta vez, nos Caminhos de Pedra. “Um caminhão não respeitou a distância segura para ultrapassagem dele e o empurrou para fora da pista, ocorrendo a queda. Podemos citar vários casos e estas ocorrências reafirmam o quão grande é a necessidade de investirmos em educação e consciência no trânsito”, salienta.

Entretanto, a intenção do movimento não foi apenas oportunizar o deslocamento do ciclista. “Queremos aumentar o nível de informação tanto do motorista, pedestre e motociclista. Entendemos que o trânsito é um ambiente coletivo e pode funcionar com harmonia e empatia, lembrando sempre de colocar a vida em primeiro lugar”, afirma.

Sinal Verde Para a Vida

Uma campanha intitulada Sinal Verde Para a Vida está sendo lançada pela ABC. As ações pretendem mobilizar e educar as pessoas sobre os hábitos no trânsito, para que não haja mais acidentes como os ocorridos.

Sobre a associação

Fundada em 1995, há 26 anos, a ABC Concresul é uma das equipes mais tradicionais do Rio Grande do Sul, que disputa provas a nível estadual e nacional. A partir disso, o grupo vem desenvolvendo um trabalho de motivação e apoio ao ciclismo. As ações sempre foram pautadas em um trabalho sério, orientado para práticas seguras, visando acima de tudo a valorização e proteção da vida.

O que diz o Códito de Trânsito Brasileiro?

1- Segundo o artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

2 – Além disso, o artigo 105 especifica que para as bicicletas, a buzina, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo são itens obrigatórios.

3 – Para o motorista de veículos automotores, é lei que haja distância lateral de um metro e 50 centímetros ao passar ou ultrapassar uma bicicleta. A infração para quem não atentar à lei é média, com a penalidade de multa, que custa R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foto em destaque: ABC, Divulgação