Suporte de empresas que buscam na gestão um caminho para se destacar no mundo corporativo, o Comitê Regional Bento Gonçalves do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) promete trazer um leque repleto de ações para 2018. O comitê estimulará projetos que abordem os desafios de trabalhar o desenvolvimento das empresas para a excelência da gestão, para a inovação na busca de melhores resultados e para a transformação das cidades através da gestão qualificada e da competitividade sustentável.

Para maio, uma atividade voltada à gestão financeira pessoal e à inovação em empresa familiar já está confirmada. Trata-se do Programa 8S, curso que o comitê promove entre nos dias 14, 15 e 16 de maio, no Centro Empresarial. No planejamento, o ministrante João Pires Rodrigues mostrará o conceito ligado ao programa, suas bases de sustentação e sua metodologia, o histórico do 8S e as diferenças para o 5S, entre outros aspectos. O programa 8S é uma evolução do 5S e compreende senso de determinação (shikari yaro), senso de treinamento (shido), senso de utilização (seiri), senso de ordenação (seiton), senso de limpeza (seiso), senso de bem-estar (seiketsu), senso de autodisciplina (shitsuke) e senso de economia e combate aos desperdícios (setsuyaku).

Rodrigues é mestre em Engenharia de Produção e tem formação em Administração de Empresas e Engenharia Mecânica, atuando como professor universitário e consultor nas áreas de manufatura/produção, qualidade total e preparação de líderes para comandar fábricas. O curso será das 18h30min às 22h30min. O investimento para associados ao CIC, termo de adesão ao PGQP e estudantes é de R$ 270. Demais público, R$ 500. Mais informações pelo telefone 2105-1999, com Angélica.

Ações baseadas na dedicação e trabalho

Homenageado nos últimos três anos na entrega do Prêmio Qualidade RS PGQP, o comitê procura, antes de tudo, atuar de forma participativa junto à comunidade empresarial. “As conquistas são frutos da dedicação e da entrega voluntária para o tema. Caso isso leve a um reconhecimento, é claro que é excelente, mas não é o que norteia nossas ações”, comenta a presidente do Comitê Regional Bento Gonçalves, Jussara Canabarro.

As empresas que desejam fortalecer conhecimentos e evoluir suas práticas de gestão podem buscar no PGQP programas adequados a sua realidade. “A adesão inicia com a vontade das empresas, não ocorre de forma impositiva.

Ao comitê, cabe acolher estas iniciativas e mostrar caminhos que leve à evolução através da promoção de eventos sobre o tema da gestão”, diz Jussara.