Compilação de dados será compartilhada em café da manhã dia 25 de novembro

Os sinais de avanço na economia de Bento Gonçalves, embora pequenos, existem – e o ano de 2018 comprovou essa tese, como mostrará a Revista Panorama Socioeconômico. A 48ª edição da publicação do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) será apresentada dia 25 de novembro, durante um café da manhã que inicia às 7h45min, trazendo um compilado de dados analisados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), responsável pela coleta e interpretação dos números.

Os indicadores mostram que houve melhorias em todos os setores. Pela primeira vez desde 2014, a indústria de Bento Gonçalves, responsável por quase 60% do faturamento do município, apresentou crescimento real positivo – o índice, descontada a inflação, foi de 1,8%. A boa nova não apareceu como fato isolado. “Outros setores, como comércio e serviços, que também vinham sofrendo com a crise econômica, apresentaram em 2018 variações reais positivas maiores, de 3,6% e 6,8%, respectivamente”, revela a professora doutora da UCS Cíntia Paese Giacomello, uma das responsáveis pela análise dos dados.

A Revista Panorama Socioeconômico também mostrará que o setor da construção civil foi importante para manter um outro indicativo que aponta para uma economia em recuperação: o saldo de empregos. “Houve crescimento de 13% no número de empregados formais entre 2017 e 2018 neste segmento”, diz Cíntia. O aumento no número de postos de trabalhos formais foi observado também na administração pública, no comércio e nos serviços, enquanto a indústria acusou decréscimo de 1%.

Outro bom indicativo é o número de importações, que cresceu 11,3%. “Isso demonstra que as empresas se preocuparam em investir, principalmente importando máquinas e artigos de metal”, avalia Cíntia. Em relação às exportações, houve queda de 5% na comparação com 2017. Entretanto, no setor moveleiro, principal atividade industrial da cidade, o cenário foi alentador. “Houve aumento de 14% na exportação de móveis, item responsável por mais da metade das exportações do município”, reforça a professora.

As novidades trazidas pela publicação, que pela primeira vez apresenta dados do primeiro semestre do ano corrente – 2019 – também mostram avanços. Indústrias moveleiras e metalmecânicas e fabricantes de alimentos, de bebidas, de produtos de borracha e de material plástico registraram crescimento se comparado ao mesmo período do ano passado. “Pelos primeiros meses podemos esperar que a indústria em 2019 apresentará crescimento, porém menor que o observado em 2018. Esses dados reforçam o que será apresentado na revista, na qual afirmamos que 2018 apoiou-se também sobre uma esperança de mudanças que estão demorando a chegar no Brasil”, afirma a professora.

Os interessados em participar da apresentação da revista Panorama Socioeconômico devem fazer sua inscrição pelo site www.cicbg.com.br. O valor da inscrição é R$ 20.

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação