A instabilidade vai retornar ao Rio Grande do Sul nas próximas horas, provocando chuva forte em algumas regiões, como é o caso da Oeste e parte da Campanha. Para esta segunda-feira, 22, a previsão é de que as precipitações ocorram de forma intensa, acompanha de descargas elétricas e risco de alagamento nos municípios que integram as áreas mais afetadas.

Conforme a Defesa Civil do Estado, o período crítico para a situação deve perdurar até às 10h de hoje.

A situação é de corrente da atuação de um cavado sobre a Argentina, contribuindo para a intensificação da chuva em várias áreas do Rio Grande do Sul. Embora o Oeste seja apontado como a região com maior probabilidade de precipitação elevada, municípios do Sul também podem ser afetados, embora com menos intensidade.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu nublado e sol em meio às nuvens. Para hoje, a previsão é de que chova cerca de 17 milímetros. As temperaturas ficam entre 11ºC e 22ºC.

Para a terça-feira, 23, a previsão é de instabilidade, especialmente nas Missões, com alertas de temporais emitidos pelos institutos de meteorologia. A quarta-feira, 24, e a quinta-feira, 25, também têm previsão de mau tempo em grande parte do estado, mantendo a população alerta para possíveis impactos das condições climáticas adversas.