Como previsto no começo da semana pela meteorologia, o clima deve virar nesta quinta-feira, 28, com a chegada de uma frente de ar frio, que atingirá os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, entre outros. No território gaúcho, o fenômeno ingressa ainda durante a tarde e a noite de hoje, segundo a Metsul. Com isso, chuvas generalizadas devem atingir os municípios, principalmente os da região da Serra, como Bento Gonçalves.

A precipitação, que chega a 20 mm em Bento, segundo o ClimaTempo, também deve ser responsável por queda nas temperaturas, que em determinadas cidades podem cair para 10ºC na noite de hoje. Na capital Nacional do Vinho, as mínimas se estabelecem em 2ºC durante o amanhecer e final do dia de sexta-feira, 29, de acordo com o The Weather Channel. As máximas, que até então estavam em 24ºC, nesta semana, devem cair para 12ºC.

Segundo a Metsul, a mudança de ar quente para frio será brusca. O fenômeno deixará, portanto, um centro de baixa pressão no oceano, o que traz ventos frios, inclusiva com rajadas na costa. Antes da mudança, porém, uma sensação de abafamento e calor deve reinar no estado. Durante a sexta, o clima chuvoso, iniciado na quinta, já deve começar a ceder.

Madrugadas frias no final de semana

Ainda de acordo com a Metsul, o amanhecer de sábado será frio, com 4ºC em Bento Gonçalves. Por conta do clima gelado, há risco de geada em diversas cidades do Rio Grande do Sul. No domingo, a previsão se mantém, mas com temperaturas um pouco mais elevadas. A probabilidade de chuva volta a ser baixa em todo o estado, neste final de semana, deixando a instabilidade como protagonista somente na quinta.