Um novo episódio de chuvas extremas deve atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias. De acordo com os institutos de meteorologia, a situação deve provocar alagamentos em algumas regiões, em decorrência dos elevados volumes pluviométricos previstos, pelo menos, até a metade do mês. Conforme os prognósticos, em algumas localidades, a previsão é de que chova o triplo da média histórica para este período do ano.

Apesar dos alertas, não há possibilidade que ocorram chuvas tão intensas quanto as registradas no início de setembro, onde diversas cidades da região sofreram com enchentes e mortes, chegando a 52 até o momento. A situação, segundo especialistas, é decorrente ainda do fenômeno El Niño, que segue se fortalecendo e ganhando intensidade, pelo menos, até o início do outono.

Segundo a MetSul Meteorologia, as previsões apontam que em algumas regiões chova cerca de 100 milímetros em 24 horas. Em setembro, quando ocorreram os episódios das cheias, foram registrados 300 milímetros nesse mesmo período, em vários pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, o que levou às inundações catastróficas no Vale do Taquari.

De acordo com as previsões, os grandes volumes de chuva devem causar impactos em algumas cidades gaúchas, como deslizamentos de terra e inundações. As bacias de maior risco são aquelas que cortam o Noroeste, o Norte, o Centro e o Nordeste do estado, o que inclui as bacias que cortam os vales (Taquari, Caí, Sinos e Paranhana) assim como o Jacuí e o Uruguai, além de rios menores.

Leia também