Após dias de calor intenso, onde a temperatura ultrapassou os 30ºC na Serra Gaúcha, com sensação térmica de quase 40ºC, a semana começa com chuva e temperaturas mais amenas. Pelo menos é o que apontam os institutos de meteorologia para a região. Durante a tarde deste domingo, 13, a instabilidade chegou à região provocando precipitações, inclusive com a queda de granizo em algumas cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi.

A previsão é de que a partir de segunda-feira, 14, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Mercosul manterá a umidade e a chuva na maior parte do Estado. Os volumes esperados de precipitação deverão ser inferiores a 30 mm na Fronteira Oeste e oscilarão entre 35 e 50 mm nas demais regiões. Na Zona Sul, faixa Central, Vale do Uruguai e Planalto, os totais deverão variar entre 60 e 80 mm e, no Extremo Sul, os valores poderão alcançar 100 mm acumulados.

Na região, as temperaturas também deverão cair bruscamente, ficando entre 11ºC e 22ºC. Somente na quarta-feira, 16, os termômetros deverão registrar aumento da temperatura, no entanto, mantendo-se na casa dos 20ºC. Estão previstas até sexta-feira, 20, pancadas de chuva constantes em algumas cidades da região.