Previsão meteorológica ainda aponta que os próximos dias terão pancadas volumosas, a qualquer momento, nebulosidade constante, umidade em 90% e temperaturas amenas

O primeiro dia de inverno, 21 de junho, iniciou bastante chuvoso em Bento Gonçalves, e no restante do Rio Grande do Sul. Todas as regiões do território gaúcho serão atingidas por chuvas intermitentes, e em alguns casos, volumosas. Essa é a situação da Capital Nacional do Vinho, que terá uma terça-feira extremamente nublada com pancadas que somam os 50mm de queda d’água. Para termos de comparação, em junho, a média do estado para chuvas é de 122mm, portanto, em um dia, Bento pode ter metade dessa quantidade mensal.

Apesar do tempo chuvoso, a temperatura fria, grande característica do inverno gaúcho, não estará tão presente no município neste começo de estação. Para hoje, a expectativa é de que as mínimas fiquem em torno dos 9ºC, o que foi registrado pela manhã e pode voltar a marcar de noite. Já durante a tarde, as máximas ficam em torno dos 17ºC, mesmo sem a presença de sol. A umidade relativa do ar, apesar da chuva, ficará por volta dos 60%.

Temperatura das nuvens/precipitação para terça-feira, 21 de junho, às 11h30min – Crédito: Instituto Nacional de Meteorologia

Próximos dias chuvosos

Para os dias seguintes, a previsão meteorológica, de acordo com o Climatempo, segue praticamente igual a esse primeiro dia de inverno. Na quarta-feira, 22, o sol pode até aparecer, mas brevemente, pois períodos de nebulosidade e pancadas reinam. A precipitação diminui um pouco, mas não dá brechas. O tempo esquenta mais e as mínimas elevam até os 14ºC.

Já para a quinta, 23, a chuva volta a ficar mais forte e até 25mm de precipitação poderão ser registrados. A temperatura segue o mesmo padrão mais elevado em calor, que será visto na quarta. A umidade relativa do ar se eleva neste dia e pode chegar aos 90%. Para a sexta, 24, a previsão meteorológica aponta os mesmos detalhes que os de quinta, portanto será mais um dia chuvoso, úmido, e, por consequência, nublado.

Ainda na segunda-feira, 20, antes do início do inverno, a meteorologista Estael Sias, da MetSul, fez a previsão geral de como será a estação mais fria do ano para o Rio Grande do Sul. Ela deu detalhes de como o clima poderá se comportar. O Jornal Semanário separou uma matéria sobre isso, e caso queira ler, é só clicar aqui para ser redirecionado.