Sessão Ordinária desta segunda-feira, 20 de junho, teve um projeto aprovado em unanimidade para o repasse da verba

Os vereadores da Câmara de Bento Gonçalves votaram favoráveis ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 66 de 2022 nesta segunda-feira, 20 de junho. O PLO busca a aquisição de uma viatura nova para a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) do município, na qual a sua delegada, Deise Salton Brancher Ruschel, já havia se dirigido até a casa legislativa, neste ano, para solicitar tal aquisição. O veículo será utilizado somente nesta delegacia, visando o atendimento da grande demanda.

Melhoria a partir de convênio

A matéria legislativa em discussão nesta segunda, que foi aprovada em unanimidade, autorizou o convênio entre o poder público municipal e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Bento Gonçalves (Consepro-BG). A partir dessa ação é que será possível o repasse do valor de R$ 150 mil, em parcela única, para a aquisição de uma Renault Duster 1.6, caracterizada como viatura ostensiva.

O Consepro-BG, que participa da ação, é uma fundação não governamental e sem fins lucrativos, formada de voluntários, representantes de classe, comunitárias e empresariais do município. A entidade sobrevive a partir de recursos doados, que também regressam a comunidade na forma de materiais, equipamentos, ou serviços, demandados principalmente pela Brigada Militar e Polícia Civil, como na situação recente com a DEAM.

Viatura à serviço de Bento

A Delegacia da Mulher iniciou com a atribuição de investigar crimes relacionados à violência doméstica e familiar, bem como sexual, praticados contra a mulher. Desde 2018, a DEAM passou a atuar também em todos os delitos envolvendo crianças e adolescentes de ambos os sexos, que se tornam vítimas. O veículo que será encaminhado para a delegacia irá beneficiar no atendimento em domicilio, prisões, investigações e demais encaminhamentos que serão realizados pela delegacia.

Atualmente, o local conta com mais de 800 procedimentos policiais em tramitação, além de mais de 100 verificações preliminares de informações, bem como a remessa diária de medidas protetivas de urgência, auxílios, mandados, entre outros. Com a falta de viatura, antigamente, a delegada já havia relatado que em mais de uma situação precisou colocar a vítima e o acusado no mesmo carro para encaminhar à delegacia, algo que não favorece a integridade da mulher.

Deise, que estava na casa legislativa durante a sessão, comemorou a aprovação da PLO nº 66 de 2022: “Essa é uma data muito importante para a DEAM, porque a comunidade reconhece que a delegacia precisa estar bem equipada para trabalhar. Não podemos ir à rua e realizar nossas operações com as viaturas em más condições”, enfatiza.

Foto: Divulgação