Corrente de vento vinda da Bolívia é responsável por sensação de abafamento e instabilidade nesta sexta-feira

Durante madrugadas e início de manhãs a temperatura costuma ser relativamente mais baixa do que as tardes. Essa realidade, porém, mudou nesta sexta-feira, 9 de setembro, em todo o Rio Grande do Sul. Em diversos municípios, a noite foi calorosa, com termômetros marcando acima dos 21ºC em São Luiz Gonzaga, Frederico Westphalen, Cruz Alta e Bento Gonçalves. Essa condição mais quente é resultado de um fenômeno que traz instabilidade, acompanhado de frio nos dias seguintes.

Segundo a previsão do MetSul Meteorologia, o calor incomum dessa madrugada vem de uma corrente de jato em baixos níveis, ou seja, um corredor de vento que antecede uma frente fria. O fenômeno climático veio da Bolívia e Centro-Oeste do Brasil. Em algumas cidades, como em Teutônia, as rajadas de vento Norte começaram nas primeiras horas da manhã, acima dos 70 km/h.

Em Bento Gonçalves, assim como em outros municípios, as áreas de instabilidade já começaram a se formar. Neste primeiro momento, de acordo com a MetSul, as chuvas a seguir não deverão ser associadas a frente fira, pois a condição gelada no clima chega somente no fim da tarde e noite de hoje. A atmosfera aquecida traz chances de chuvas fortes, torrenciais, com raios, ventos e queda de granizo.

A máxima nessa sexta pode chagar aos 28ºC, ainda nas primeiras horas da tarde, enquanto a noite esfria e a mínima atinge metade da temperatura, 14ºC. Está previsto um acúmulo de 12mm de água nas pancadas isoladas ao longo do dia. Os ventos na Capital do Vinho não deverão ser tão fortes, ficando em 20 km/h, aproximadamente, segundo o Climatempo.

Final de semana

Com a chegada da frente fria após a instabilidade, as mínimas caem abruptamente em Bento Gonçalves. No sábado, 10, a manhã inicia com 4ºC, chegando, no máximo, aos 16ºC durante a tarde. O vento deve diminuir, mas a chuva não, pois está previsto queda de 15mm de água, uma marca maior do que sexta. Conforme se aproxima a noite, a instabilidade vai dando uma brecha.

Já o domingo, 11, será marcado pela variação de temperatura. O amanhecer será extremamente gelado, com 2ºC, e previsão de geada. Conforme chega a tarde, e o sol aparece com mais força, o clima esquenta, a ponto de a temperatura marcar 20ºC. Não há previsão de chuva para o último dia do final de semana.