Após uma terça-feira, 16, de forte temporal que atingiu as regiões Central e Metropolitana com força, matando uma pessoa em Cachoeirinha, a quarta-feira, 17, será de tempo chuvoso em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais, já que há três alertas de perigo de tempestade para o estado, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São dois alertas vermelhos e um laranja.

A situação é decorrente de uma área de baixa pressão que acaba favorecendo a formação de nuvens carregadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul. A previsão é de que nesta quarta-feira, os maiores volumes de chuva ocorram na Região Metropolitana, no Norte, na Central, no Litoral Norte, no Vale do Rio Pardo, no Vale do Taquari e na Serra, onde choverá entre 80 e 120 milímetros. 

Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu nublado. A chuva começou a cair por volta das 8h30min. Para hoje na Capital do Vinho, a previsão é de que chova cerca de 100 milímetros, conforme aponta a Climatempo. As temperaturas devem ficar entre 17ºC e 26ºC.

Em razão do cenário de grandes volumes, a Defesa Civil do Estado alertou que a quarta-feira deve ser o dia mais crítico, principalmente para as localidades banhadas pelo rio Caí, que pode atingir cota de inundação. A orientação é que a população fique atenta aos alertas estaduais, além de acompanhar as coordenadorias municipais.

Para a quinta-feira, 18, ainda chove em algumas regiões do Rio Grande do Sul, como é o caso da Serra e Norte do Estado. Porém, o sol volta a aparecer entre nuvens já na Fronteira Oeste e Região Central. A temperatura pouco muda em Bento Gonçalves, com mínima de 17ºC e máxima de 27ºC.

Foto: Anderson Alves / Reprodução