Não me peça para mudar como se fosse fácil. Não me diga para tomar florais, fazer Yoga ou ir encontrar as amigas. Eu não quero ver minhas amigas, estou tendo uma crise de ansiedade. Quero ficar sozinha, mas também estou chateada porque ninguém me chama no Whatsapp.

Chega de me dizer que precisamos desacelerar, mudar os ares, aventurar-se. O mundo está cheio de dicas: faça isso, faça aquilo, se arrisque mais, ame mais. Dedos apontados para todos os lados. Quem tem dinheiro diz que o importante são as coisas que não podemos comprar. Quem não tem dinheiro diz que é preciso trabalhar como se não houvesse amanhã para atingir nossos objetivos.
A gente é cobrado e se cobra o tempo todo. As pessoas ao nosso redor nos cobram atitudes exemplares, mais gentileza, caridade, disponibilidade. Nos cobramos diariamente um rumo na vida, o emprego dos sonhos, a casa própria, as ações da multinacional, o carro do ano, o corpo perfeito.

“Não desista”, eles dizem. Não desistir do que? Eles sabem se é bom ou ruim para você? “Faça as coisas por você”. “Ajude o próximo”. “Tire umas férias”. “Viaje”. Não quero viajar (claro que quero, né)! Mas não é porque todo o mundo faz isso que eu vou fazer o mesmo. Cada um tem sua prioridade, eu gosto de perfumes, por exemplo. A cada 3 perfumes daria sim, uma pequena uma viagem. E até pode ser que um dia me arrependa disso, mas até lá, vou aprendendo sozinha, acertando e errando.

Acredito que a gente não se conheça de verdade. Vivemos tentando provar para nós mesmos e para os outros que nossas teorias e estilo de vida são os melhores. E quantas vezes percebemos que o que estávamos fazendo e pregando até aquele momento não passava de uma bobagem. Isso não faz de nós menos inteligentes ou menos sinceros. Apenas estamos tentando achar nosso lugar ao sol. E se cada mudança que fizermos for para sermos um pouco mais felizes, com um passo de cada vez, então está valendo a pena.
Às vezes o que a terapeuta recomendou não vai dar certo para você, ou sair de casa e ver gente não vai fazer você se sentir melhor. Aprendi que se eu sair sem vontade, dificilmente a noite vai ser boa. Então, prefiro ficar em casa, mesmo me sentindo sozinha. “Negar as aparências e disfarçar as evidências” pode até ser uma boa alternativa de fuga para alguns sentimentos. Mas no final eles nunca vão deixar de habitar você, só vão estar lá escondidos, prontos para brotar a qualquer momento.

Cada um sabe das suas lutas, das suas necessidades, dos seus desejos. Além da ética não existe um certo e errado, a gente vai fazendo o que for melhor para nós mesmos. Não descartemos as possibilidades, nem quem está do seu lado para lhe dar um conselho. Mas tenhamos a sabedoria de que nem todos os conselhos nos servem.