Neste final de semana, a Serra Gaúcha lidou com um clima de instabilidade, que trouxe chuvas e provocou alguns transtornos para a região. Entre essas situações ocasionadas pela precipitação, houve a cheia do Rio das Antas, que deixou submersa as pontes entre Cotiporã e Bento Gonçalves e entre Cotiporã e Dois Lajeados. Por hora, para chegar no município de Cotiporã, os motoristas precisam se deslocar por Veranópolis e por Fagundes Varela.

A conexão com Bento Gonçalves é ligada também a uma estrada intermunicipal, com a RS-431, que agora está bloqueada. A interdição começou ainda na tarde de domingo, 29 de maio, quando o nível do riu subiu. Agora, o acesso pela região somente será liberado quando o nível do rio baixar e for verificada a segurança para os condutores passarem.

Ainda no começo de maio, nos dias 1º e 2, as pontes já haviam sido interditadas, por conta de uma forte chuva que atingiu a região da Serra. Levou quatro dias para que o acesso fosse liberado, pois naquela situação as pontes também foram completamente submersas e o clima chuvoso foi intermitente.

Fotos: Ivânia Maria Primieri/Leitora