Confira informações sobre as eleições deste domingo, o que fazer, o que cuidar!

Os documentos

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Título extraviado

O eleitor que perdeu o título eleitoral, mas souber o local de votação, pode votar sem o documento. Mas deve levar um documento oficial com foto.

Para consultar o seu local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral, escaneie o QR Code abaixo ou pelo link:
www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral

Idade mínima

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar.

O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos.

Atenção!
Se o título foi cancelado, o eleitor só poderá regularizar a situação eleitoral após as Eleições 2020, quando o cadastro eleitoral é reaberto.

Comprovante

O comprovante de votação só será entregue para quem solicitar ao mesário. Não é possível conseguir o comprovante pela internet, nem existe segunda via.

Se o eleitor o perdeu e precisar provar que está em dia com as obrigações eleitorais, pode pedir a certidão de quitação em um cartório eleitoral ou pela internet.

Biometria

Quem não fez o cadastro biométrico, pode votar? Pode. A suspensão de títulos por conta da não realização da biometria foi revertida por conta da pandemia de Covid-19.

Além disso, para evitar contaminação e aglomeração, o TSE extinguiu a necessidade de biometria nestas eleições. Quem já estava com o titulo suspenso, porém, não pode votar.

Horário

O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19.

Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h.

Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para as pessoas que têm mais de 60 anos.

Como votar

Digite na urna o número dos candidatos de sua preferência. Na tela aparecerão foto, número, nome e sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “Confirma”.

Primeiro para vereador (cinco dígitos), e depois para prefeito (dois dígitos).

Cuidados

Para evitar o coronavírus, leve a caneta para assinar a folha de votação, além de documentos como título de eleitor e carteira de identidade.

Use máscara de proteção e, antes e depois de votar, higienize as mãos com álcool em gel (à disposição na seção eleitoral).

Justificativa

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral pode justificar, preferencialmente pelo aplicativo e-Título, evitando comparecer presencialmente a um local de votação por conta da pandemia. Para acessar, escaneie o QR Code abaixo ou pelo link:
https://www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral