Envio das declarações inicia na segunda, 1º de março, e
segue até o final de abril

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2021 deve ficar atento aos prazos. A declaração inicia na segunda-feira, 1º de março, e segue até o dia 30 de abril. Por isso, nesta semana, a Receita Federal divulgou as datas e as regras de quem deve declarar o Imposto de Renda 2021, que tem como ano-base 2020. A expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo e que, desses, estima-se que 60% terão valor a restituir.
Para isso, a orientação é que a entrega das informações ocorra logo nas primeiras semanas para que o contribuinte receba a restituição nos primeiros lotes. Além disso, é necessário ficar atento, pois o atraso na entrega da declaração pode gerar multa.

Por isso, os contribuintes devem solicitar os rendimentos na empresa onde trabalham e separar recebidos de despesas e investimentos realizados no ano de 2020. Aposentados e pensionistas devem solicitar o Informe de Rendimentos ao INSS.

Malha fina

De acordo com as informações da Receita Federal, quando você envia a sua declaração, ela passa por uma análise dos sistemas, onde são verificadas as informações enviadas e elas são comparadas com os dados fornecidos por outras entidades (terceiros), como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros. Se for encontrada alguma diferença entre os elementos apresentados por você em relação às informações dos terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou “malha fina”, como é popularmente conhecida). Você não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em Malha Fiscal.

Restituição

Se, ao preencher a sua Declaração de Imposto de Renda, você tiver como resultado “Imposto a restituir”, este valor será devolvido na conta bancária indicada na declaração. O valor do IRPF é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em que o contribuinte receba a restituição.

Neste ano, o cronograma de lotes será o seguinte: no dia 31 de maio será o primeiro. O segundo está previsto para 30 de junho. Em 30 de julho será restituído o terceiro lote. Dia 31 de agosto é aguardado o quarto lote e em 30 de setembro, o quinto.

Confiança

Por isso, com a ajuda de um escritório de contabilidade de sua confiança, é possível realizar a declaração sem transtorno. Um profissional poderá orientar da melhor forma para que não tenha nenhuma intercorrência.